Analista de Governança de TI: o que faz, habilidades e mercado de trabalho

Equipe de quatro pessoas conversando em escritório. Imagem simboliza que alguns deles atuam no cargo de Analista de Governança de TI.

Diante de um mercado tecnológico aquecido, as empresas buscam aprimorar cada vez mais seus processos corporativos. Sendo que, o Analista de Governança de TI (Tecnologia da Informação) é uma peça fundamental para essa mudança. Afinal, ele ajuda as companhias com a implementação e evolução tecnológica nos fluxos de trabalho de modo seguro.

A seguir, entenda as responsabilidades deste profissional dentro das empresas, suas habilidades e como funciona este mercado de trabalho.

Analista de Governança de TI: o que faz?

É capaz de identificar, planejar e aplicar mudanças nos recursos do estabelecimento, a fim de torná-lo mais digital mantendo a segurança da informação. Além disso, este profissional mapeia os processos de TI para que a companhia tenha a possibilidade de controlar as práticas de governança com eficiência.

Veja outras responsabilidades do Analista de Governança de TI:

  • Realiza o mapeamento de sistemas de TI;
  • Controla e avalia a performance dos processos de TI;
  • Cria rotinas e diretrizes para o setor;
  • Alinha as demandas de TI com a equipe;
  • Garante a conformidade tecnológica da empresa com os padrões legislativos;
  • Avalia riscos e propõe inovações para o departamento.

Habilidades técnicas e comportamentais

Para atuar com a governança de TI, o profissional geralmente formou-se em um curso de bacharelado, licenciatura ou tecnologia em TI. Mas, os estudos não costumam parar por aí, afinal, para trabalhar neste segmento, o profissional precisa de atualização constante.

Por isso, na maior parte dos casos, este analista complementa seus conhecimentos com cursos profissionalizantes ou pós-graduações. Assim, ele consegue aperfeiçoar suas habilidades e melhora o desempenho no dia a dia de trabalho.

Certamente, as soft skills não podem ficar de fora. O Analista de Governança de TI precisa apresentar uma excelente capacidade de trabalhar em equipe, bem como inteligência emocional para lidar com as situações rotineiras. A proatividade é outro ponto importante, pois o setor de tecnologia é bastante dinâmico e precisa contar com pessoas ágeis e que gostem de inovar trazendo novas ideias.

Mercado de trabalho

O profissional deste setor pode atuar dentro de instituições públicas e privadas, ajudando a manter os processos digitais sob controle e segurança. Algumas empresas, inclusive, têm um setor específico de Qualidade e Governança.

Mas, vale ressaltar que há uma diferença entre Governança e Gestão de TI. O profissional de governança precisa necessariamente trabalhar com padrões e frameworks de processos estabelecidos por órgãos regulamentadores. Atualmente, os frameworks de processos mais utilizados para governança de TI são: ITIL e COBIT.

Aliás, a governança permite que as empresas cumpram as obrigações legais e regulamentares estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Portanto, a tendência é que as instituições contratem cada vez mais profissionais de governança, a fim de manterem-se de acordo com a lei e com seus processos em segurança.

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