Como aplicar a análise preditiva no setor de TI?

Homem segurando tablet. Imagem simboliza que ele está trabalhando com a análise preditiva na TI.

A análise preditiva aplicada no departamento de TI pode ajudar a empresa de diversas formas, por exemplo, com a previsão de resultados corporativos. Desse modo, facilitando a implementação de iniciativas de correção e consequentemente evitando futuros prejuízos ao negócio.

A seguir, entenda exatamente o que é essa análise, os benefícios desse trabalho em alguns setores da empresa e como aplicá-la na área de TI.

O que é análise preditiva?

A análise preditiva caracteriza-se como um tipo de Big Data Analytics. Para que funcione por completo são utilizados tanto algoritmos estatísticos quanto tecnologias de Machine Learning. O intuito dessa verificação é prever resultados com base em probabilidades.

Por meio desse tipo de serviço, a empresa consegue ter insights e embasar suas estratégias em dados reais e atualizados, que tragam consequências satisfatórias a médio e longo prazo nos negócios.

Aplicações da análise preditiva

A análise preditiva pode ser aplicada em qualquer setor, desde que o estabelecimento tenha os dados suficientes. Abaixo, listamos três exemplos de setores beneficiados com esse tipo de análise:

1. Detecção de fraudes na rede

Com a análise preditiva de dados, existe a possibilidade de identificar várias irregularidades e vulnerabilidades em softwares. Dessa maneira, os profissionais podem agir para que as ameaças virtuais sejam evitadas e não se manifestem na rede e nos sistemas.

Por meio da análise comportamental de ações na rede é possível realizar um monitoramento em tempo real. O que permite a detecção de anormalidades e a previsão de possíveis fraudes, como SPAMs, ações de Malwares em e-mails, etc.

2. Marketing

A análise preditiva auxilia diretamente na identificação de tendências de mercado. Assim, o departamento de marketing pode focar seus esforços em estratégias condizentes com o público que deseja alcançar. Ou seja, essa análise potencializa a atração de novos clientes.

Além disso, contar com essa apuração de dados facilita o entendimento sobre o perfil de compra dos clientes e também ajuda na retenção dos clientes.

3. Operações

Otimizar a performance operacional e gerencial da empresa é outro benefício da análise preditiva. Isso ocorre porque a tecnologia melhora os processos de infraestrutura e de gestão.

As instituições que usam o cruzamento de dados para gerir o estoque e seus recursos costumam ser mais eficientes, pois podem prever volumes de produção e evitam desperdícios de materiais. Sem falar que, esse tipo de análise traz um apoio direto na regulação de preços de itens e serviços, conforme a variação das demandas.

Como implementar a análise preditiva na área de TI?

A seguir, veja os primeiros passos para aplicar essa análise na sua empresa:

Equipe especializada construindo um modelo preditivo

Primeiramente, o negócio precisa contar com especialistas que desempenhem o trabalho com eficiência e utilizando as técnicas necessárias.

A TI tem a possibilidade de criar modelos analíticos para suas operações com o objetivo de identificar tendências futuras. Mas, para isso, os especialistas da área devem elencar todas variáveis cabíveis para uma análise garantida.

Lembrando que, antes de desenvolver esse modelo, a empresa precisa considerar os custos computacionais e o tempo para implementação. Assim, poderá verificar a viabilidade do projeto antes da execução.

Métricas adequadas

Os responsáveis pela implementação devem identificar quais dados passarão por análise. Para isso, é essencial que entendam antecipadamente os objetivos do setor e do negócio.

Em seguida, os especialistas devem levantar hipóteses de quais problemas as análises preditivas de TI poderão resolver. Depois desse passo a passo, é possível determinar as métricas a serem consideradas.

Seleção de ferramentas

Após definir as metas das análises preditivas, o time precisa determinar de que forma os dados serão coletados e avaliados. Portanto, será necessária uma pesquisa criteriosa de ferramentas e fornecedores, a fim de executar as atividades.

A ferramenta é o recurso que o time e gestor utilizarão para retirar os insights, analisar métricas, emitir relatórios, entre outras funções.

Governança de dados

Por conta do grande volume de dados armazenados e produzidos, a empresa deve criar uma política de governança de dados. Por meio dessa política, a companhia consegue assegurar a qualidade das informações coletadas e analisadas, e como consequência tem mais segurança nos resultados das análises.

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