Arquiteto em Cloud Computing: principais funções e habilidades

Dois profissionais (homem e mulher) conversando em frente ao notebook. Imagem simboliza que um deles é Arquiteto em Cloud Computing.

O Arquiteto em Cloud Computing (computação em nuvem) tem muitas oportunidades de trabalho no mercado atualmente. Afinal, cada vez mais as empresas optam pelo armazenamento e processamento de dados em nuvem pelo excelente custo-benefício dessa tecnologia. Além disso, o cloud computing é um meio que viabiliza negócios escaláveis.

O Arquiteto ajuda no redesenho de ambientes de computação, a fim de torná-los compatíveis com a nuvem. Ou seja, ele auxilia diretamente na implementação da virtualização de dados nas empresas.

A seguir, entenda as principais responsabilidades desse profissional, as habilidades necessárias e oportunidades de trabalho.

Funções do Arquiteto em Cloud Computing

O Arquiteto em Cloud Computing é responsável pela infraestrutura de nuvem utilizada pelos usuários (stakeholders) da companhia. Portanto, ele participa do desenho de softwares e ambientes de TI, sugere as melhores tecnologias e marcas para utilização, recomenda formas de integração e acompanha a aplicação dos projetos.

Esse profissional tem o papel de visualizar as funcionalidades tecnológicas necessárias para o negócio em relação à nuvem. Por isso, é fundamental que ele tenha um entendimento completo das tecnologias disponíveis e conheça as respectivas funções para que a instituição possa usar a nuvem e sistemas interligados com segurança.

Em resumo, esse Arquiteto é um líder de time ou consultor que por um período específico determina o melhor local e como a empresa deve se organizar.

Habilidades técnicas

Nas vagas para Arquiteto em Cloud Computing, algumas empresas inserem como pré-requisito a graduação em Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação ou cursos similares. Porém, isso não é uma regra, já que muitas companhias optam por focar nas experiências e conhecimentos do candidato em vez de inserir o curso superior como requisito.

Geralmente, o que não falta na lista dos recrutadores que procuram profissionais dessa área é a experiência em projetos de migração para cloud computing. Além disso, o conhecimento em integração de aplicações com APIs, webservices e microsserviços é relevante para os negócios contratantes.

O entendimento sobre a performance e segurança de dados também entram na listagem, assim como a experiência com as plataformas AWS, Google Cloud e Microsoft Azure.

Habilidades comportamentais

Veja as principais soft skills que esse profissional deve apresentar durante o dia a dia de trabalho:

  • Comunicação clara e direta durante as reuniões e no compartilhamento de informações;
  • Senso de liderança para repassar sua visão aos diferentes perfis de clientes;
  • Planejamento e organização para aplicar os planos de ação;
  • Visão de negócio apurada, pois o especialista precisa entender a empresa para adaptar a computação em nuvem à demanda corporativa.

Vagas de emprego

A Ewave do Brasil, empresa de desenvolvimento e tecnologia, abre vagas de modo recorrente na área de TI. Então, se você ou um colega está em busca de uma oportunidade de trabalho nesta área, acesse nosso portal. Vagas para o cargo de Arquiteto em Cloud Computing são uma das oportunidades que sempre aparecem em nosso quadro. Confira!

Vagas Ewave do Brasil

Se houver alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para enviar seu recado ao nosso time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *