Mercado tech: saiba o que faz um arquiteto de software

Equipe de 5 pessoas reunida no escritório e desenvolvedor em primeiro plano na foto. Imagem simboliza que ele é o arquiteto de software.

O arquiteto de software tem o papel de garantir a conformidade do projeto de desenvolvimento de software. Geralmente, entram na lista de diretrizes de conformidade: a qualidade das plataformas, funcionalidade, usabilidade, desempenho, entre outros itens.

Portanto, você já deve ter notado que este profissional está diretamente ligado com a parte estratégica do desenvolvimento de sistemas. O arquiteto precisa entender como a companhia pode melhorar a sua performance com a implantação do novo projeto tecnológico. Ou seja, deve focar na solução de problemas de forma eficiente.

Funções do arquiteto de software

As funções desta profissão variam conforme o nível do cargo. Entretanto, há algumas atividades que normalmente fazem parte da vida de todos os arquitetos de sistemas. Veja quais são:

  • Decidir questões ligadas ao desenvolvimento e implementação do software;
  • Definir a estratégia e a tecnologia para o desenvolvimento do sistema;
  • Fazer a revisão e a testagem do modelo padrão de arquitetura;
  • Selecionar as ferramentas, sistemas e linguagens que serão utilizadas, etc.

Além do mais, ele é responsável pelo desenvolvimento inicial de uma aplicação, pois deve verificar se as soluções estão dentro do escopo dos diferentes gestores de um projeto. Ou seja, o “start” de desenvolvimento sempre passará pelas mãos do arquiteto de software. E, conforme o andamento do projeto, este profissional precisará inserir as variadas tarefas referentes ao desenvolvimento em sua rotina.

Perfil e conhecimentos

O arquiteto de software deve entender profundamente vários assuntos do mundo tech, como desenvolvimento de front-end, back-end, além de full stack (atuação no desenvolvimento completo de uma aplicação) e arquitetura de dados.

Além disso, é importante que ele busque se atualizar de modo contínuo. Isso porque a tecnologia e a inovação estão totalmente associadas. Então, o profissional precisa entender as novidades a fim de trabalhar de acordo com as necessidades do mercado.

Outros pontos que não podem faltar na carreira do arquiteto de software são: a visão estratégica e criativa para as tomadas de decisão e a comunicação eficiente. Ao explicar as ideias e projetos, é válido que o profissional tenha uma boa oratória para levar as ações aos outros colaboradores de forma clara e objetiva.

Uma outra habilidade comportamental que ajuda nos trabalhos diários é a persuasão, pois facilita as negociações de projetos com clientes, parceiros e times de TI. Portanto, unindo todas essas hard skills e soft skills, o profissional consegue levar as melhores soluções em tecnologia aos negócios.

Arquiteto de software nas companhias

Todas as empresas que trabalham com algum tipo de tecnologia precisarão do arquiteto de software em um determinado momento. Ele ajuda a garantir que o desenvolvimento das soluções está em conformidade com os padrões necessários. Sendo que qualquer sistema para ser iniciado precisará de uma solução arquitetural.

Vagas de emprego

A Ewave do Brasil está com diversas oportunidades de emprego abertas. Aliás, de modo recorrente abrem vagas para o cargo de arquiteto de software. Confira nosso quadro de vagas e venha ser um #Ewaver. Será incrível contar com seu trabalho.

Ficou com alguma dúvida? Então, envie seu recado nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *