Business Analyst: principais funções e perfil profissional

6 profissionais conversando em escritório. Imagem simboliza que alguns deles trabalham como Business Analyst.

O Business Analyst (BA) ou Analista de Estratégias de Negócio ajuda a otimizar as decisões empresariais com base em dados concretos. Aliás, você sabia que as companhias que apresentam uma maturidade em dados, geralmente, contam com vários profissionais dessa área? É o caso do Nubank, por exemplo.

A seguir, entenda melhor as características e o dia a dia do Business Analyst.

Afinal, o que faz um Business Analyst?

O BA transforma os insights vindos de análises de dados em iniciativas. Assim, melhorando a eficiência dos setores da empresa. Mas, vale lembrar que, para que o trabalho desse profissional agregue valor às instituições, as empresas precisam dar abertura às ações. Ou seja, as análises não devem virar apenas mais relatórios ou pesquisas na gaveta. Há a necessidade de que os membros de outras áreas atuem em novas ações em conjunto com o BA.

Quando as atividades do Business Analyst são bem aproveitadas, tanto o uso dos dados melhora, quanto a aplicação de estratégias. Além disso, esse profissional auxilia na efetividade dos projetos, pois traz mais clareza aos trabalhos.

Para fazer as análises de dados e aplicar ações, o BA precisa de:

  • Uma visão analítica apurada;
  • Aptidão para resolver problemas;
  • Capacidade de tomar decisões estratégicas, calculando riscos, etc.

Principais atividades

O BA tem 3 funções principais, são elas: facilitador, guia e intérprete.

Na primeira função, ele tem o papel de transformar de maneira fácil as análises em informações relevantes. Posteriormente, esses dados serão usados para solucionar problemas da empresa. Além disso, ele atua ainda como um guia que aconselha os gestores e colaboradores sobre escolhas eficientes e assertivas, com base em dados e cálculos de riscos.

O Business Analyst também pode ser comparado a um intérprete, pois tem a responsabilidade de absorver conhecimentos complexos do setor de TI e transformá-los em dados gráficos e de simples entendimento. Assim, os stakeholders conseguem consumir essas informações facilmente.

Business Analyst x Data Scientist: qual é a diferença?

Bem, depois de visualizar as funções do BA, você deve estar se perguntando qual a diferença entre o trabalho do Business Analyst e do Data Scientist, não é?

A diferença está no foco dos profissionais. O Data Scientist busca responder questões complexas da empresa por meio da análise dos dados, probabilidade, estatística, etc. Enquanto isso, o Business Analyst procura garantir que toda essa inteligência de dados seja transformada em iniciativas relevantes para os negócios. Melhor dizendo, ele tem o cuidado de levar as análises adiante, a fim de torná-las tangíveis.

Habilidades do Business Analyst

Certamente, as habilidades do BA variam conforme o nível do cargo. Mas, de modo geral, as hard e soft skills que não podem faltar são as seguintes:

  • Conhecimento em gestão de projetos;
  • Conhecimento em machine learning, programação e consultas a bancos de dados;
  • Experiência com análise de dados e DataViz;
  • Comunicação eficiente;
  • Capacidade de negociar;
  • Paixão por lógica e análises.

Oportunidades de emprego

A Ewave do Brasil está com diversas vagas abertas no setor de tecnologia. Confira nosso quadro de vagas e seja um #Ewaver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *