Cientista de Dados: principais funções e características desse profissional

Homem sorrindo em frente ao computador. Imagem simboliza que ele é um Cientista de Dados.

Capaz de analisar e interpretar toda informação importante vinculada a toneladas de dados, o Cientista de Dados (Data Scientist) permanece em alta no mercado tech. Afinal, em tempos de Transformação Digital, os arquivos virtuais são necessários e muito valiosos para as empresas.

Este profissional, geralmente, ama trabalhar com três principais áreas: tecnologia, matemática e física, já que lida diariamente com elas. Neste artigo, listamos as principais funções e características do Cientista de Dados, confira logo abaixo.

Funções de um Cientista de Dados

Além de coletar um grande número de dados não-estruturados, ele tem o papel de transformá-los em um formato mais útil e de fácil entendimento. Ou seja, as informações tornam-se insights que auxiliam os gestores com as tomadas de decisão e estratégias.

O Cientista de Dados tem a capacidade de solucionar problemas de negócios por meio de técnicas orientadas por dados. Mas, para isso, precisa de uma compreensão avançada de estatística e de técnicas analíticas, por exemplo, machine learning, deep learning, entre outras.

Além disso, no dia a dia de trabalho, tem a função de colocar em ordem e padronizar os dados, bem como encontrar tendências que possam auxiliar a companhia com o resultado financeiro.

Lembrando que não existe um padrão de tarefas no caso dessa profissão. Ou seja, os Cientistas podem trabalhar em diferentes especialidades dentro de uma empresa. Há aqueles que atuam como programadores, já outros, mesmo dominando o desenvolvimento de softwares, atuam com armazenamento e análises de dados, entre outros papéis.

Perfil profissional

A formação dos Cientistas de Dados no Brasil é bem variada, indo desde a formação em Engenharia, Matemática, Física ou Análise de Sistemas, até Estatística ou Ciência de Dados. Enquanto isso, entre as pós-graduações estão a Data Warehouse, Business Intelligence ou afins.

Os profissionais desta área também precisam buscar a atualização de modo constante, pois estão em um setor dinâmico e que evolui rapidamente. Veja alguns outros assuntos que o Cientista de Dados precisa conhecer profundamente:

  • Data Preparation;
  • Análise de texto;
  • Tecnologia Big Data;
  • Conhecimento de negócios;
  • Técnicas de visualização de dados;
  • Conhecimento em plataformas, como Hadoop e SQL;
  • Principais linguagem de programação. Por exemplo: Python, R, SAS, Java, C/C++, entre outras.

Outras habilidades do Cientista de Dados

Este profissional tem um grande leque de opções de nichos para atuar no mercado de trabalho. Mas, para isso, deve apresentar não só conhecimentos técnicos, como algumas soft skills.

Veja habilidades comportamentais importantes para o Cientista de Dados durante a rotina de atividades: comunicação clara e objetiva com a equipe, senso crítico apurado, proatividade em ação e inteligência emocional.

Vagas de emprego

Você está à procura de uma oportunidade na área de tecnologia? A Ewave do Brasil está com diversas vagas abertas para diferentes cargos. Então, acesse o nosso quadro de vagas e aproveite para enviar seu currículo agora mesmo.

Faça parte deste time incrível de talentos e cresça com a gente. Seja um #Ewaver!

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira compartilhar sugestões, não deixe de enviar seu recado nos comentários ou em nossas redes sociais. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *