Educação e Acessibilidade: Ewave ajuda alunos da Rede Pública

Sokuções em Livro digital

Conheça o projeto de educação e veja como a Ewave apoiou a ação

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático é um projeto operacionalizado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto tem o objetivo de distribuir obras didáticas e outros materiais de apoio à prática educativa. Todos destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do país.

Então, para proporcionar condições de aprendizagem adequadas, as obras serão ofertadas no formato acessível ePUB3. Os livros acessíveis destinam-se a estudantes deficientes e oferecem novos recursos, com interface mais intuitiva e compatíveis com diversos dispositivos de leitura como computadores, tablets e smartphones.

Dificuldades no Projeto

Com dificuldade na entrega do projeto, a Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE e a Coordenação-Geral dos Programas do Livro – CGPLI solicitaram à Ewave e demais equipes que trabalham no órgão que ajudassem a encontrar uma solução para esse problema. Portanto, mediante a solução seria possível levar o esperado material aos estudantes com necessidades especiais.

Solução Ewave do Brasil

Diante das dificuldades encontradas pelo FNDE para a distribuição dos livros digitais no formato EPUB3, a equipe da Ewave alocada no FNDE entrou em ação. Então, disponibilizou a curto prazo a solução que viabilizou a distribuição de modo controlado e monitorado em relação ao acervo de livros digitais.

Como ocorreu a distribuição? Por meio de mala direta com os links individuais dos livros selecionados por cada instituição de ensino, assim, atendendo as escolas com alunos com deficiência visual e dislexia.

Conclusão

O projeto foi entregue no primeiro dia de 31 de julho com a estimada aprovação da Gestora Nadja Cézar.

“Agradecemos o empenho dos profissionais envolvidos. Certamente, essa distribuição permitirá que centenas de estudantes com deficiência tenham acesso ao livro didático graças ao excelente trabalho de vocês. Um abraço, Nadja Cézar.”

A iniciativa contou com o apoio de vários colaboradores do FNDE e Ewave do Brasil. Ou seja, demandou forte interação, comunicação e mobilização dos profissionais responsáveis pela entrega. Para o gerente de projetos Rogério Ferreira o projeto foi um sucesso:

“Precisamos ser criativos e ágeis para conseguir conceber uma solução que disponibilizasse de forma rápida e segura os livros didáticos no formato epub. Assim, o livro didático chegaria nas mãos dos alunos com deficiências visuais e disléxicos. Então, com muita dedicação e competência, assumimos esse compromisso e fomos bem-sucedidos.”

Em razão do sucesso do projeto, milhares de alunos receberão materiais didáticos de forma sistemática, regular e gratuita, com um distinto benefício em relação aos portadores de necessidades visuais. Em resumo, orgulho e felicidade descrevem o sentimento da equipe Ewave do Brasil em relação à iniciativa de educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *