Saiba o que faz um Desenvolvedor Java Full Stack

Profissional olhando concentrado para a tela do computador. Imagem simboliza um desenvolvedor java full stack trabalhando.

O profissional que trabalha como Desenvolvedor Java Full Stack tem a função de programar, desenvolver e implantar softwares em linguagem Java. Além disso, faz as correções necessárias nos sistemas a fim de atender os pedidos dos usuários. Este profissional também é capacitado para fazer a montagem, depuração e testes de sistemas já existentes.

Mas, antes de entender um pouco mais sobre esta profissão. Entenda o conceito de Desenvolvedor Full Stack.

Stack, na área de TI, é a denominação usada para se referir às tecnologias aplicadas no desenvolvimento de aplicações. Portanto, entram na lista, linguagens de programação, bancos de dados, bibliotecas, frameworks, etc.

Nesse sentido, Full Stack é aquele desenvolvedor que consegue dialogar com todas essas tecnologias, que podem ser de front-end ou back-end, de banco de dados, softwares de coleta e armazenamento de dados.

Afinal, como atua o Desenvolvedor Java Full Stack nas empresas?

Este developer tem a capacidade de conduzir todas as fases de desenvolvimento de sistemas, sites e aplicativos. Desde interfaces até estruturas internas e banco de dados. Tudo isso, usando a linguagem Java e outras linguagens mais populares. Portanto, ele programa soluções complexas de ponta a ponta. O mínimo exigido de um profissional com este perfil é o domínio aprofundado de 2 a 3 linguagens de programação, além da Java.

No caso do desenvolvimento front-end, o profissional atuará com a parte da frente de uma aplicação, com a qual o usuário tem contato direto. Já no caso do back-end, o trabalho está relacionado com as aplicações que o usuário não enxerga, referentes à infraestrutura interna e funcionamento.

O Desenvolvedor Java Full Stack é capaz de ver o projeto como um todo, de modo técnico e estratégico. Então, pelas funções e também pelas variadas opções de atuação no mercado, este profissional deve estudar continuamente para se atualizar e atender às necessidades das empresas.

O que um Desenvolvedor Java Full Stack precisa saber?

Desenvolvimento front-end e back-end

Esse profissional precisa saber programar, em especial, na linguagem Java. Além disso, deve entender como desenvolver o layout de um site ou app, trabalhar com frameworks, bootstraps e corrigir bugs relacionados a interações entre usuário e interface.

No caso do conhecimento de back-end, é um grande diferencial conhecer toda extensão de um código. Profissionais com esses conhecimentos técnicos estão prontos para solucionar diversos problemas, além de fazer a manutenção dos sistemas.

Banco de dados e infraestrutura

Profissionais que conseguem trabalhar com banco de dados são muito valorizados pelas instituições. É importante que o profissional Full Stack tenha noções, no mínimo, básicas dos bancos de dados mais comuns. Por exemplo: MySQL, MongoDB e Oracle Database.

Além disso, a especialização em infraestrutura permite a atuação com o DevOps, possibilitando a resolução de problemas de instabilidade nos sistemas (erros na execução ou vulnerabilidades de segurança). Então, é válido que um Desenvolvedor Java Full Stack tenha, pelo menos, o conhecimento básico nesta área para operar o serviço.

A Ewave do Brasil está com diversas vagas abertas, incluindo oportunidades para Desenvolvedor Java Full Stack. Confira nosso quadro de vagas!

Se ficou com alguma dúvida, não deixe de enviar seu recado para nossa equipe. Aaah, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar as novidades da Ewave e do mundo tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *