Desenvolvedor Mobile: entenda melhor essa carreira do ramo tecnológico

Três profissionais sorrindo em frente ao computador. Imagem simboliza que estão trabalhando com o desenvolvimento, na profissão de Desenvolvedor Mobile.

Atualmente, os sistemas de smartphones e apps precisam passar por modificações constantes, pela necessidade de mercado. Nesse sentido, o Desenvolvedor Mobile fica responsável por ajustar as funcionalidades dos softwares e sugerir melhorias para os sistemas.

Aliás, o segmento mobile cresce gradativamente, portanto, oportunidades para profissionais desta área não faltam. A seguir, entenda as possibilidades e responsabilidades do Desenvolvedor Mobile.

Dia a dia do Desenvolvedor Mobile

Capacitado para programar, codificar e testar os sistemas, tanto no Android quanto no iOS, o Desenvolvedor Mobile também faz a manutenção dessas plataformas. Além disso, realiza as correções necessárias, conforme as demandas do usuário final.

Logicamente, para fazer esse trabalho, ele deve conhecer diversas linguagens de programação, a fim de desenvolver os apps e programas. Precisa ter a habilidade de escrever códigos computacionais em Java, HTML, Python, entre outras linguagens.

Outros pontos importantes na carreira deste profissional são:

  • O conhecimento sólido de ambientes integrados de desenvolvimento;
  • Entendimento, pelo menos, básico do público-alvo, a fim de definir alguns parâmetros. Por exemplo: design e arquitetura do aplicativo.

Principais características

Geralmente, os recrutadores que buscam o Desenvolvedor Mobile colocam entre os pré-requisitos: a graduação em Engenharia de Computação ou cursos afins. Há ainda várias outras características que esse developer deve apresentar para atuar nas empresas. Confira as principais:

  • Excelente raciocínio lógico e capacidade analítica

Este desenvolvedor lida diariamente com questões que exigem um ótimo raciocínio lógico, pois existem múltiplas linguagens de programação envolvidas. Outro ponto essencial é a capacidade de fazer análises aprofundadas sobre os sistemas. De modo geral, esse developer criará apps ou programas do zero. Por isso, deve conseguir elaborar avaliações de ponta a ponta sobre os projetos mobile e seus recursos.

  • Organização para trabalhar com metodologias ágeis

Normalmente, as empresas usam métodos ágeis nos desenvolvimentos, então, os profissionais precisam manter a organização com os prazos de entrega e as exigências de cada etapa no deadline estipulado.

  • Multitarefa

O Desenvolvedor Mobile trabalha com várias etapas de criação de um app ou software. Dessa maneira, atua em uma fase já planejando a próxima, com a mente aberta às novas possibilidades. Por isso, a importância de ser multitarefa e agir com rapidez nesta profissão.

  • Comunicação eficiente

Apesar do desenvolvimento, geralmente, ser um trabalho “solo”, o profissional precisa lidar de modo recorrente com os demais colaboradores. Aí vem a relevância de se comunicar de forma clara e objetiva com os outros membros do time, incluindo chefes e colegas. Aliás, o alinhamento periódico faz toda a diferença no resultado final do projeto.

  • Saber trabalhar em equipe

Em paralelo a uma comunicação eficiente, o developer também precisa saber lidar com a equipe no dia a dia. Afinal, o processo de desenvolvimento passa por diferentes mãos. Sendo assim, o Desenvolvedor Mobile deve saber delegar atividades, bem como ter a capacidade de explicar cada uma delas.

Vagas de emprego

Se você está em busca de uma nova oportunidade de trabalho na área de tecnologia, não deixe de conferir nosso quadro de vagas. A Ewave do Brasil está procurando novos talentos, clique aqui e envie seu CV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *