Desenvolvedor .NET Full Stack: funções e habilidades

Mulher trabalhando em frente ao notebook. Imagem simboliza que a profissional atua como Desenvolvedor .NET Full Stack.

O Desenvolvedor .NET Full Stack trabalha com a atual plataforma de desenvolvimento de código aberto (open-source), .NET Core. Essa plataforma apresenta uma biblioteca, além de um compilador e uma máquina virtual.

O programa permite o desenvolvimento de códigos em diversas linguagens. Por exemplo: C#, Visual Basic .NET, F#, entre outras. Assim, torna-se bastante versátil para o desenvolvimento de projetos digitais. Tudo isso, porque a criação da plataforma ocorreu de início para a utilização de linguagens e tecnologias da Microsoft, então, não exige que o developer tenha bibliotecas diferentes para cada uma das linguagens.

A seguir, entenda as responsabilidades deste profissional e as habilidades técnicas e comportamentais mais comuns.

O que faz o Desenvolvedor .NET Full Stack?

O Desenvolvedor .NET Full Stack tem a capacidade de codificar e testar softwares. Além disso, faz a manutenção dos sistemas e aplica as correções necessárias, com o objetivo de atender às demandas do usuário final. No dia a dia de trabalho, também desenvolve trabalhos de montagem e depuração de sistemas.

Quando falamos em desenvolvedor full stack significa que o profissional precisa entender o que envolve o projeto do site ou app. Portanto, consegue ajudar o time de desenvolvedores com os produtos digitais. Ou seja, ele pode auxiliar na infraestrutura de sistemas, criar e manipular bancos de dados, gerenciar projetos, entre outras funções.

Nesse sentido, os recrutadores que buscam o Desenvolvedor .NET Full Stack, geralmente, procuram um profissional completo em relação à programação .NET.

Habilidades técnicas e comportamentais

Os profissionais que atuam como Desenvolvedor .NET Full Stack, geralmente, têm formação completa em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou cursos afins. Além disso, no desenvolvimento de aplicações web é preciso utilizar as melhores práticas e mais recentes tecnologias. Afinal, este segmento de mercado evolui e muda diariamente.

Veja alguns conhecimentos importantes nesta área:

  • Back-End (C#, .Net Core, .Net framework e Node.js);
  • Linguagens e bibliotecas front-end. Por exemplo: HTML, CSS, JavaScript, Angular, Bootstrap;
  • Desenvolvimento web e boas práticas de programação;
  • Desenvolvimento e manutenção de APIs e WebServices;
  • Experiência em Microsoft Azure;
  • Experiência com bancos de dados;
  • Habilidade aguçadas na apresentação de entregas ágeis.

Soft skills

É essencial que o Desenvolvedor .NET Full Stack trabalhe bem em equipe, pois precisa contribuir com os outros developers, a fim de elaborar os projetos e entregar os trabalhos de forma inteligente e dentro do prazo. Portanto, em paralelo a isso, a comunicação eficiente entra como outro ponto fundamental, o diálogo claro e objetivo precisa fazer parte da rotina de tarefas.

Certamente, a inteligência emocional também é uma habilidade que faz diferença nas atividades e entregas deste profissional.

Vagas de emprego

Você está procurando novas oportunidades de trabalho na área de tecnologia, ou conhece alguém que está nesta busca? Então, acesse nosso portal de vagas, envie seu currículo e inicie o processo seletivo na Ewave do Brasil.

Há vagas para diferentes cargos e áreas de atuação. Torne-se um #Ewaver e evolua profissionalmente junto com o nosso time!

Ficou com alguma dúvida? Então, aproveite para enviar seu recado nos comentários ou em nossas redes sociais. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *