DevSecOps: entenda a evolução do movimento DevOps

Profissional digitando em notebook. Imagem simboliza o movimento DevSecOps.

De acordo com diversos especialistas, o DevSecOps é a evolução do DevOps. Afinal, traz um elemento a mais, que é a segurança. Veja os significados, a seguir:

  • DevOps: Desenvolvimento + Operação
  • DevSecOps: Desenvolvimento + Segurança + Operação

O DevSecOps atua com a proteção da aplicação em todas as fases de desenvolvimento. Dessa forma, minimiza os riscos de vulnerabilidade a que a aplicação está sujeita desde a concepção até sua entrega em produção.

Play nas soluções tecnológicas com agilidade e segurança

Atualmente, o desenvolvimento de aplicações ocorre em ciclos de entregas contínuas, assim, a equipe de TI pode lançar o projeto ao mercado de modo ágil e com valor agregado. Geralmente, as aplicações ficam armazenadas em ambiente na nuvem, o que permite a manutenção dos códigos-fonte com mais facilidade.

Então, para contar com uma metodologia ágil e, ao mesmo tempo, manter os dados seguros, o DevSecOps vem como uma excelente opção para as empresas.

DevSecOps na prática

A solução permite que a equipe de TI desenvolva um excelente aplicativo enquanto entende que a segurança é responsabilidade de todos.

O aplicativo escrito da maneira tradicional leva muito tempo para ser disponibilizado, pois o modelo tradicional de entrega não é aderente às mudanças constantes e necessárias que ocorrem nos projetos, visando a entrega de valor. Muitas vezes, o sistema chega ao consumidor desatualizado contra ameaças mais novas e aprimoradas. Logicamente, não é tão simples detectar em que ponto o aplicativo está vulnerável. Enquanto isso, também há empresas que adotam soluções para entregar softwares em algumas semanas ou poucos meses, e que nem sempre mantêm a segurança durante o desenvolvimento. Então, em ambos os casos, a melhor alternativa é a “segurança em ação” desde o start do projeto.

Ao trabalhar com a proteção das operações desde o início, vários processos podem ser automatizados, possibilitando que a produtividade não caia, caso qualquer etapa do projeto tenha que ser refeita. Ou seja, com o DevSecOps há integração contínua da segurança aos projetos.

Outro ponto interessante é que os profissionais podem trocar feedbacks sobre ameaças e possíveis problemas dentro daquele projeto. Dessa forma, promovendo atualizações necessárias e permitindo que os times melhorem as práticas de desenvolvimento, ao longo do tempo.

Entrega ágil de softwares

A solução DevSecOps da Ewave do Brasil ajuda as instituições a acelerarem a esteira de entrega de softwares. Portanto, evita que o fluxo de trabalho de DevOps fique lento.

Além disso, abrange a seleção de ferramentas adequadas para integrar a segurança continuamente. Sem falar que, o serviço fornecido às empresas brasileiras é entregue pela Ewave em parceria com a International Business Machines Corporation (IBM). Saiba mais!

Dúvidas ou sugestões? Envie-nos um recado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *