Fornecedor de Desenvolvimento de Software: o que considerar na contratação?

Profissional apertando uma ilustração holográfica, na qual está escrito “software”. Imagem simboliza que a pessoa está contratando um fornecedor de desenvolvimento de software.

Na Era Digital, é comum que as empresas busquem cada vez mais fornecedores de desenvolvimento de software para a criação de apps e programas. Não é verdade? Afinal, as companhias precisam se adaptar à nova realidade de mercado e ao mundo digital. E, para isso, devem contar com fornecedores especializados no assunto.

Ao buscar um terceiro para desenvolver o software, a instituição contratante ganha um pacote de vantagens. Por exemplo: consegue manter o foco em seus projetos estratégicos, garante um sistema organizado e de qualidade com todas as funcionalidades necessárias, entre outras.

A seguir, listamos alguns pontos importantes a considerar na hora de contratar este tipo de fornecedor. Vamos lá?

5 considerações ao pesquisar e contratar um fornecedor de desenvolvimento de software

1. Analise a capacidade operacional e técnica

Cada empresa de desenvolvimento de software apresenta um foco e perfil. Portanto, procure aquela que melhor se adéqua às demandas do seu negócio. Avalie a estrutura corporativa e as especialidades do time, as ferramentas utilizadas pelos profissionais e a abordagem do fornecedor perante os clientes.

2. Veja as avaliações sobre a fornecedora

Atualmente, é bastante recorrente que os consumidores pesquisem sobre a credibilidade das empresas antes de consumirem. Então, com este tipo de serviço não seria diferente. Avalie o que outros clientes falam sobre a empresa em sites, fóruns, etc. O ideal é que ela mostre uma história de longa data no mercado com a entrega de produtos eficientes e preocupe-se com a valorização de clientes. Assim, há mais garantias de uma parceria de sucesso.

3. Confira o portfólio de projetos

Não deixe de procurar ou solicitar o portfólio de projetos entregues. Dessa forma, é possível ampliar a visão sobre a companhia. Além disso, procure conhecer as marcas que já trabalham com o fornecedor de desenvolvimento de software para verificar se os seus propósitos e do novo parceiro se conectam.

4. Saiba quais os métodos usados pela empresa

A metodologia de desenvolvimento de sistemas é muito importante para o êxito do projeto. Por exemplo, na Ewave do Brasil os profissionais usam a metodologia ágil, a fim de entregar plataformas com qualidade e rapidez. Pergunte ao desenvolvedor: quais as metodologias ele tem como base. Desse modo, você já tem uma previsão de como funciona o modelo de trabalho e alinha as expectativas.

5. Pesquise sobre o suporte do fornecedor de desenvolvimento de software

Certamente, esse ponto não pode ficar de fora. O suporte é essencial para que sua equipe consiga utilizar o sistema posteriormente. Sendo assim, veja com quais canais de suporte a empresa trabalha, em quanto tempo costumam responder, se há uma documentação, entre outras questões. Ao entender esses detalhes, é possível contratar o fornecedor com mais segurança.

Ajustando metas

Quando escolher o fornecedor, alinhe as metas previamente. Este tipo de conversa evita as falhas na comunicação e permite igualar a expectativa com a realidade de entrega. Além disso, quando as metas estão claras para ambos os lados, tanto em relação às funcionalidades e recursos do sistema, quanto ao prazo e orçamento, a tendência é uma relação empresarial segura e saudável.

A Ewave do Brasil por meio da Fábrica de Software e da Gestão de Projetos, desenvolve e entrega diversas soluções tecnológicas a empresas de pequeno, médio e grande porte. Então, se você pretende conhecer mais os nossos serviços e produtos, entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. Venha inovar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *