Home Office: como se manter produtivo (e são) trabalhando de casa

Trabalhar em home office pode ser ótimo, mas apresenta inúmeros desafios para quem busca bom desempenho e equilíbrio. Aqui, vamos te dar algumas dicas de como se manter produtivo e são trabalhando de casa.

O número de trabalhadores em regime home office cresceu consideravelmente nas últimas semanas. Proporcionalmente, tivemos também o aumento da preocupação com o desempenho no trabalho e estado emocional das pessoas. Sim, trabalhar remotamente possui suas regalias – você não precisa ficar horas no trânsito, por exemplo –, mas também é repleto de desafios para o foco. Já trouxemos uma listagem das ferramentas essenciais para um bom trabalho remoto e, hoje, temos dicas para se manter bem durante este período.

Escolha um local que te motive a trabalhar

Trabalhar deitado debaixo das cobertas e de pijama pode parecer a parte mais vantajosa do home office, mas é uma grande armadilha. Ao manter-se no ambiente de descanso, você provavelmente terá mais dificuldades para manter-se desperto.

Em vez disso, ao acordar, arrume a cama e inicie sua rotina como se fosse para o escritório. Se possível, evite trabalhar no quarto. Se não houver outro espaço disponível, crie um ambiente que desperte a sensação de trabalho, colocando uma bandeja com café, agenda e organizadores próximos, por exemplo.

Deixe a TV e atividades domésticas para outro momento

A chave para o sucesso ao trabalhar em casa é imaginar que está na rotina do escritório. Você com certeza não tem intervalos para Netflix ou para lavar e estender roupas no ambiente de trabalho, não é?

Então, fique longe de distrações. Isso significa deixar a TV desligada e, caso seja viciado em limpeza e organização, separar um tempo para fazer o que precisa antes de iniciar o expediente.

Converse sobre horários com quem está próximo

Trabalhar no mesmo ambiente que cônjuges, filhos ou amigos pode ser desafiador. Às vezes, podem haver interrupções pela crença que o tempo em casa é sinônimo de dia livre – principalmente se você morar com alguém que nunca fez home office antes.

Neste momento, deixar os limites claros é essencial. Explique que você estará trabalhando durante um certo período e que não pode ser interrompido, a menos que seja uma emergência. Também, vale relembrá-los quais são as emergências toleradas para evitar desentendimentos. Coloque um aviso na porta, se necessário. Evitar interrupções é uma das chaves para se manter produtivo.

Aproveite para alongar e ganhar mais energia

Um dos grandes desgastes para quem trabalha em casa, é não conseguir separar os horários de trabalho dos de descanso. Ficar sem almoçar, tomar água ou levantar para esticar as pernas não traz mais resultados, apenas prejudica sua saúde.

A cada 1h30 de trabalho, tire 3 minutinhos para um pequeno intervalo. Faça alongamentos e respire um pouco. Também, durante o horário de almoço, não fique em frente ao computador e aproveite para relaxar e desligar. Você verá que ficará com um desempenho ainda melhor durante o dia e menos cansado no dele.

Invista em videoconferências

Ficar sem conversar com ninguém nestes momentos pode fazer trazer ansiedade e solidão. Um dos passos mais importantes para se manter bem neste momento, é encontrar formas de manter a socialização, mesmo que de longe.

Experimente, durante os horários de trabalho, substituir as ligações telefônicas por videoconferências via Teams com a equipe. Também, pós expediente, faça o mesmo com sua família, amigos e pessoas queridas. Você vai ver como as energias ficam renovadas!

Quer mais?

O Ivan Panicio, nosso Diretor Comercial e de Marketing fez um vídeo super legal, com várias dicas que ele mesmo aplica. Dea uma olhadinha:

Lembre-se: cada um trabalha de um jeito!

Para finalizar, vale lembrar que se no ambiente de trabalho regular é possível identificar diferentes estilos de trabalho, no home office, isso fica ainda mais evidente. Lidar com as pessoas como se seguissem um padrão, pode gerar um desconforto e queda de desempenho.

Neste momento, é preciso avaliar os resultados, não somente os horários. Deixar as metas claras e dar feedbacks regulares pode ajudar seu relacionamento com o colega, liderado e aumentar a conexão, no final das contas.

Por Bruna Kimura, Coordenadora de Marketing da Ewave do Brasil.

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