Home Office em foco: dicas para manter a segurança da informação

mulher com a face assustada, olhando para o computador.

Encontre aqui, 4 dicas de segurança digital para manter seus dados protegidos durante o home office e garanta a qualidade das tarefas sem dores de cabeça

O trabalho remoto cresce de maneira exponencial no Brasil e no mundo, e com ele, também aumentam os ciberataques. Por isso, a preocupação com a segurança das suas informações online, deve ser redobrada no home office.

Um levantamento da Kaspersky Anti-Virus mostra que os ataques chamados Brute Force Attacks, direcionados ao Remote Desktop Protocol (RDP), ferramenta de acesso remoto comum nos postos de trabalho ou servidores, aumentaram de 402 mil por dia em fevereiro, para mais de 1,7 milhões em abril deste ano, no Brasil. Um crescimento de 333% em dois meses. Sim, quando mencionamos sobre redobrar a atenção em relação a esse assunto, não estávamos brincando.

Além disso, com a situação da COVID-19, a rotina de home office foi implementada em muitas empresas brasileiras. Sendo assim, o assunto SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO precisa estar na “ponta da língua” de todos os Nômades Digitais e daqueles que praticam o home office atualmente. Trabalhar em casa é bom, mas trabalhar em casa com segurança é ainda melhor!

Dicas para manter a segurança da informação e proteger seus dados durante o home office:

 

1 – Faça backups

— Meu computador foi hackeado, e agora?

— Meu notebook pifou, o que eu faço?

É como dizem: a prevenção é sempre o melhor remédio! Antes que um desses problemas ocorra, faça backups dos seus arquivos constantemente. O ideal é armazenar as informações em nuvem. Mediante esse sistema, você pode guardar seus arquivos na internet, por meio de um servidor.

Caso a empresa na qual você trabalha não tenha uma solução própria durante o home office, você pode utilizar serviços grátis. Ou ainda, é possível encontrar o serviço por uma baixa mensalidade.

Perda de dados? Nunca mais! Certo?

2 – Cuidado extra com SPAM ou phishing

Mulher com face de indignação, olhando para o computador.

Hackers estão sempre atualizando estratégias com o objetivo de praticar crimes cibernéticos. Então, para que você não seja uma vítima desses crimes, desconfie se receber mensagens incomuns de chefes ou colegas de trabalho. Por exemplo, recados solicitando senhas ou dados de acesso.

Atente-se também ao phishing, endereço de e-mail que tenta imitar o real. Em resumo, informe-se antes de passar materiais relevantes. Se houver suspeita, opte pela ligação.

3 – Atualize sempre os sistemas e aplicativos

Computador em processo de atualização.

O sistema está pedindo atualização de versão? Tá esperando o quê? Mantenha os sistemas e aplicativos sempre atualizados, a fim de garantir os pacotes mais recentes de segurança. Os softwares são atualizados, geralmente, com o intuito de evitar os riscos de vazamento de dados. Ou seja, clique em ATUALIZAR e seja feliz!

Aaaah, vale o lembrete, antes de alterar a versão, veja se a mensagem de notificação é, de fato, do criador do programa.

4 – Utilize senhas fortes

Homem pensativo, em frete ao computador.

Que a rede doméstica é menos segura do que a empresarial, você já deve imaginar, né? Portanto, nada de senha: “1234” ou “nomedocachorrofofo”. Bora colocar uma senha forte, para evitar os riscos. Se puder, faça também a verificação de duas etapas nos serviços digitais. Essa autenticação exige, além de login e senha, um código a mais, que pode ser enviado por e-mail ou SMS.

Sugestão: senhas de no mínimo 12 dígitos, com caracteres especiais, letras e números.

E aí, conta pra gente: acredita que essas dicas de proteção de dados te ajudarão durante o home office?

Preocupar-se com a segurança da informação se torna cada dia mais necessário, levando em conta nossa relação cada dia mais intensa com o digital, não é?

Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Envie aqui, em nossos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *