4 razões para adotar o hunting de profissionais de TI como estratégia

Dois profissionais conversando em um escritório. Imagem simboliza a contratação por meio do hunting TI.

Utilizar o hunting para contratar profissionais de TI é uma ótima alternativa para o RH. Afinal, esse tipo de processo seletivo traz agilidade e assertividade ao recrutamento de talentos.

Além disso, esse modelo ajuda a trazer profissionais mais qualificados ao negócio e apresenta diversos outros benefícios. A seguir, veja o que é hunting em RH e os motivos para apostar nessa estratégia.

O que é hunting?

Hunting, em português, significa “caça”. Então, ao trazer esse conceito para o setor de recursos humanos, hunting torna-se o processo de busca do candidato ideal para uma oportunidade aberta.

A principal meta desse modelo de processo seletivo é captar os talentos ideais para as vagas, conforme os requisitos desejados e perfil alinhado com a cultura organizacional do negócio.

Os agentes responsáveis por esse trabalho, geralmente, são chamados de headhunters ou consultores, e auxiliam as empresas com a assessoria especializada.

Diferente do recrutamento e seleção tradicionais, o hunting é complexo e envolve algumas ações, como:

  • Levantamento de critérios, a fim de encontrar o candidato ideal;
  • Mapeamento de mercado;
  • Abordagem estratégica dos potenciais candidatos;
  • Negociação assertiva, na qual ambos os lados saem ganhando com a proposta (empresa e candidato).

4 razões para adotar o hunting no recrutamento e seleção de profissionais de TI

1. Perfis mais alinhados às oportunidades

No momento de procurar os candidatos, o hunter já faz uma filtragem dos perfis. Ou seja, com os dados sobre os profissionais de TI em mãos, ele consegue fazer uma pré-qualificação dos perfis e decidir quais serão abordados ou não. Dessa forma, otimizando as entrevistas e as chances de contratações bem-sucedidas.

2. Otimização de tempo e processos

Ao diminuir o tempo na triagem de candidatos de TI, o RH tem mais tempo para focar em outras tarefas estratégicas da área. Sem falar que, um funil com talentos qualificados aumenta as chances de êxito das contratações, resultando em uma redução do turnover de profissionais.

3. Eficiência no preenchimento de cargos de alta gestão

Encontrar pessoas para cargos de alta gestão na área de TI não é uma tarefa simples, pois há diversas características específicas exigidas. Além disso, o mercado é bastante vasto para a quantidade de profissionais que se formam e têm a qualificação desejada. Por meio do hunting em RH fica mais fácil identificar e contratar os perfis com potencial, pois esse modelo de processo seletivo é especializado e focado nessas contratações.

4. Excelente previsibilidade do funil

Ao abrir uma vaga, não é tão fácil prever quantos candidatos irão se candidatar, certo? Mas, com a estratégia de hunting, existe um controle maior do funil de recrutamento, pois os hunters trabalham com metas para selecionar os talentos de TI. Por exemplo: número mínimo de perfis mapeados, quantidade de abordagens, perfis inscritos por prospecção diária, entre outras. Assim, a companhia pode elaborar um funil de recrutamento mais estruturado, a fim de controlar as taxas de conversão e melhorar a previsibilidade.

Hunting de talentos de TI ao alcance da sua empresa

A Ewave do Brasil realiza o recrutamento e seleção de profissionais de TI com uma equipe qualificada e com vasta experiência. Inclusive, os recrutadores estão distribuídos em várias regiões do Brasil, o que torna mais rápida a contratação. Os negócios que contam com esse serviço, têm também um baixo nível de turnover, pois os Ewavers prezam pela valorização dos contratados.

Veja os benefícios de contar com a Ewave para fazer o hunting de profissionais de TI na sua empresa, clique aqui.

Resumo do post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *