Vantagens da Inteligência Artificial no recrutamento

Ilustração de um cérebro virtual que representa a Inteligência Artificial.

Com o aumento do uso da internet, acompanhado da globalização, surgiram metodologias e recursos de gestão que aumentaram a competitividade entre as empresas. Assim, aplicar a Inteligência Artificial (IA) no recrutamento tornou-se uma excelente estratégia, se o objetivo é contratar profissionais ideais às vagas abertas.

Essa tecnologia pode ser configurada para classificar e analisar os currículos e os testes dos candidatos, com base no que a instituição procura. Desse modo, a Inteligência Artificial substitui várias trabalhos manuais do setor de RH, permitindo que os profissionais foquem em questões mais estratégicas.

O que é Inteligência Artificial?

Um software que simula a capacidade humana. Por exemplo, faz análise de dados e de situações, apresenta resolução de problemas, entre outras características. A IA está presente em diversos produtos e serviços usados no dia a dia. Seja na hora de assistir a um filme, naquele momento de pedir um lanche pelo app, nos mecanismos de busca da internet, etc.

Para isso, a Inteligência Artificial tem algoritmos nutridos com uma enorme quantidade de dados. Então, consegue reconhecer padrões e avaliar o modo mais eficiente de executar uma ação. Legal, né?

Benefícios da Inteligência Artificial no recrutamento

Veja como a IA pode auxiliar as instituições no recrutamento e seleção de profissionais, trazendo resultados positivos ao negócio:

1. Pré-análise de currículo

A IA pode ajudar na pré-análise de currículos, minimizando falhas em atividades manuais. Além disso, disponibiliza ao recrutador detalhes fundamentais das atribuições do candidato. Ou seja, proporciona uma análise objetiva dos dados, com foco nos parâmetros pré-definidos.

2. Seleção personalizada de candidatos

A Inteligência Artificial classifica as informações e gera um padrão que identifica o profissional ideal a uma vaga específica. Então, por meio da plataforma é possível comparar os resultados dos candidatos durante todo o processo de seleção. Dessa forma, localizando o talento com as características técnicas e comportamentais que melhor se encaixam à vaga.

3. Minimização de falhas no recrutamento

Sabendo que, a tecnologia tem uma velocidade de cálculo e assimilação de dados maior do que a humana, aumenta-se a possibilidade de encontrar o perfil profissional ideal, em um número maior de candidatos. Portanto, o impacto é percebido na redução de tempo da equipe de RH em algumas tarefas, pois o processo de seleção fica mais rápido e eficiente.

4. Redução de turnover 

A alta rotatividade de profissionais, também chamada de turnover, é um dos maiores problemas enfrentados pelos setores de RH das instituições. Sendo assim, para diminuir o turnover, conte com a ajuda da Inteligência Artificial no recrutamento.

Geralmente, a elevada rotatividade está ligada a um processo de recrutamento não assertivo. Então, a tecnologia vem para auxiliar na diminuição desse risco, já que ajuda na seleção de perfis com maiores chances de se adaptarem à cultura empresarial e que estejam alinhados com as particularidades da vaga, com base em dados.

5. Seleção democrática com a Inteligência Artificial

O algorítimo da IA torna o processo de recrutamento mais democrático, pois em vez de considerar as percepções do recrutador, baseia sua escolha na análise das informações e probabilidade de sucesso do candidato em relação à vaga.

 

Resumo do post

 

Portal de Vagas Ewave. Confira as oportunidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *