Inovação em TI: como o DevOps pode ajudar?

Profissionais conversando em frente ao computador. Imagem simboliza profissionais no processo DevOps.

Com a Transformação Digital e as atuais exigências do consumidor, contar com boas práticas de mercado para inovar é fundamental, por exemplo, o DevOps.

Esse composto auxilia as empresas com a entrega ágil de soluções, melhor produtividade e credibilidade, ou seja, um combo de vantagens. O mais interessante é que esses benefícios geram resultados de impacto nos negócios. Por exemplo: o Facebook usa a prática do DevOps desde o início e, por esse motivo, consegue fazer várias atualizações no sistema diariamente.

O que é DevOps mesmo?

É um conjunto de boas práticas que tem o intuito de integrar as áreas de desenvolvimento com as equipes de operação e apoio. Então, a meta é auxiliar a companhia na entrega de soluções digitais de alta qualidade com agilidade e menor custo e risco.

Pilares da cultura DevOps

A estrutura da cultura DevOps apresenta 4 pilares norteadores. São eles: automação, monitoramento, comunicação e colaboração. Entenda melhor cada um deles:

Automação

Pode-se dizer que a automação é um dos elementos mais citados na era digital. Afinal, automatizar é a base de um sistema. Esse pilar facilita a execução automática de processos rotineiros e permite a consolidação de ambientes adequados de criação, testes e deploy.

Monitoramento

Controlar a performance dos times de DevOps é importante a fim de assegurar a qualidade e tempo das entregas. Além disso, ao analisar as métricas é possível verificar os pontos de acerto e aqueles que precisam melhorar.

Comunicação

Quem faz parte da equipe DevOps deve estar em constante atualização. Para isso, conversar e compartilhar conhecimento é necessário. A troca contínua de informações mantém os colaboradores na mesma linha em relação aos projetos. Além do mais, esclarecer as dúvidas rapidamente ajuda (e muito) no resultado final do trabalho.

Colaboração

Objetivando entregas ágeis e eficientes de projetos, a colaboração precisa fazer parte dos processos. Portanto, os colaboradores devem entender as demandas e dificuldades e participar sugerindo soluções que minimizem os problemas ou melhorem os processos.

Como aplicar a cultura DevOps na sua companhia?

Não há uma única maneira de aplicação, pois tudo dependerá do grau de maturidade de cada instituição. Ou seja, não existe um jeito certo ou errado de implementar a cultura DevOps. Porém, de modo geral, há algumas ações a serem aplicadas. Confira abaixo:

  • Adapte a cultura organizacional;
  • Estabeleça processos para a integração contínua;
  • Valide as automatizações;
  • Mantenha as entregas constantes;
  • Monitore os trabalhos e crie metas.

Como mensurar o DevOps?

Primeiramente, tenha conhecimento de toda a operação em números para entender o desempenho atual. Em seguida, estabeleça metas em relação à velocidade e frequência das entregas, e os indicadores de performance da equipe.

Não existe um padrão de métricas. Portanto, o gestor precisa avaliar e escolher os indicadores, conforme as necessidades do negócio. Exemplos de indicadores: taxas de erros, quantidade de incidentes por release, ciclo de vida do desenvolvimento, velocidade do deploy, etc.

Veja as práticas do DevOps na ilustração abaixo:

A sua empresa pretende inovar e levar evolução aos processos? Então, entre em contato com a Ewave do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *