Metodologia DevOps: mais agilidade na área de automação de processos

Profissionais conversando em frente ao computador. Imagem simboliza profissionais no processo DevOps.

Conheça a nova metodologia de desenvolvimento – DevOps!

A automação e a integração de processos já fazem parte da rotina das empresas de diversos portes. A diminuição de erros, integração entre desenvolvimento e prática e a busca por mais agilidade são as principais preocupações das empresas. Na prática, ainda há a necessidade de realizar tarefas manuais, fazendo com que a operação fique mais suscetível a erros. Sem falar que existe uma separação de processo entre desenvolvimento e operações de TI.

Metodologia DevOps

Uma nova metodologia de desenvolvimento de software tem apresentado resultados cada vez melhores por trazer mais agilidade e diminuir a possibilidade de falhas. É o DevOps, uma metodologia baseada em processos simples e tradicionais que automatiza a maior quantidade de processos operacionais de desenvolvimento de software.

O DevOps possibilita uma aproximação maior entre o trabalho dos desenvolvedores e da operação. Consiste em realizar mudanças rápidas e pequenas para garantir o foco no trabalho de maior valor. Assim, minimizando o risco de defeitos associados às grandes mudanças.

Essa é uma tendência global na área de Tecnologia da Informação, pois promove a melhoria da comunicação, integração e colaboração entre as áreas de desenvolvimento e operações. Além disso, maximiza os resultados das equipes de TI.  O uso da metodologia permite, ainda, desenvolver processos cada vez mais ágeis e, consequentemente, a entrega de resultados muito mais rápida. O mercado já não aceita mais a demora na entrega das solicitações dos usuários.

Agilidade e inovação

Atualmente, as empresas precisam estar alinhadas aos processos mais rapidamente, a fim de garantir uma vantagem competitiva. A metodologia permite a entrega rápida de inovações de software, com menor tempo de recepção de feedback e melhor desempenho do sistema. Além disso, fomenta uma cultura de aprendizagem colaborativa por sua característica de melhorar os resultados de todas as áreas.

A metodologia DevOps auxilia empresas no gerenciamento de lançamento de novas versões de softwares ao padronizar ambientes de desenvolvimento. Dessa forma, permite que os eventos, controle de processos e emissão de relatórios sejam acompanhados com maior facilidade.

As empresas com problemas no processo de liberação e implementação de novas versões, geralmente, possuem automação, mas querem maior flexibilidade para gerenciar e conduzir esse processo. Tudo isso, sem precisar editar tudo na linha de comando. Idealmente, essa automação deve ser disparada por recursos não operacionais, em ambientes específicos que não estejam “em produção”. Portanto, o desenvolvedor ganha maior controle sobre o ambiente, e a infraestrutura maior entendimento sobre os aplicativos.”

* André Nascimento é vice-presidente da Ewave do Brasil e Ednei Lopes Pinto é analista comercial da Ewave do Brasil.