Preciso mudar a cultura corporativa para iniciar a Transformação Digital?

Três profissionais olhando para tablet. Imagem representa mudança da cultura corporativa para iniciar a Transformação Digital.

“Depende do nível de maturidade da sua empresa, mas na maioria dos casos, sim” é a resposta para essa pergunta. A adaptação nas estratégias e cultura do negócio, geralmente, fazem parte do processo a fim de implementar a Transformação Digital na companhia.

Aliás, no Brasil, existem pouquíssimas empresas realmente preparadas para passar por essa transformação em sua totalidade, pois muitas ainda nem possuem uma estratégia de inovação.

É importante ressaltar que, se a instituição pretende mudar seus processos e metodologia de trabalho para o mundo digital, terá que unir investimentos em tecnologia e esforços na transformação cultural. Também faz-se necessário o comprometimento dos colaboradores no processo. Afinal, eles vão lidar diariamente com o novo método de trabalho.

Cultura corporativa e a Transformação Digital

Durante o processo de modificação da cultura empresarial, todo o time deve adotar uma mentalidade digital. Desde a diretoria até funcionários e estagiários precisam seguir nessa linha, com o objetivo de ganhar eficiência e chegar a bons resultados. Inclusive, vale lembrar o quão válido é analisar as soluções tecnológicas disponíveis no mercado para trazer os produtos e serviços condizentes às necessidades da empresa e dos clientes.

A Transformação Digital propõe uma reestruturação robusta de processos operacionais e uma reavaliação do modelo de negócios. Nesse sentido, o erro de várias instituições está em acreditar que ao implementar um e-commerce, contar com um CRM ou outro sistema tecnológico já é “totalmente digital”.

Veja alguns pontos de mudança estrutural e cultural necessários para passar pela Transformação Digital:

Processos

Antes da decisão pelas mudanças, procure avaliar a trajetória do cliente e os processos internos com o intuito de identificar quais trabalhos serão digitalizados. Feito isso, é possível visualizar com mais precisão: quais atividades passarão por melhorias e quais operações ganharão eficiência.

Gestão de times em tempos de Transformação Digital

Os gestores devem motivar e mostrar as vantagens das adaptações aos times. Uma tendência que está em alta é a formação de squads. O modelo de configuração de equipes vem sendo aplicado em muitas organizações, principalmente, em startups.

Com a atual necessidade de tecnologias, inovação e agilidade, os squads ajudam as empresas a manterem os bons resultados e a competitividade no mercado. Conheça os benefícios do squad.

Modelo de negócios

Com o novo perfil de consumidor, as empresas precisam olhar para o seu modelo de negócio, buscar soluções em virtualização de dados e digitalização de processos para, em seguida, efetivar as mudanças conforme as reais necessidades.

Analise a cultura organizacional

Avalie os pontos fortes e fracos da cultura corporativa em relação ao meio digital, e determine o que permanece e o que será removido. Portanto, comece com aquelas modificações que farão mais diferença no alcance dos resultados planejados.

Aaah! Busque engajar toda a empresa: a Transformação Digital propõe a dedicação de todos os envolvidos.

Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Então, envie seu recado nos comentários ou em nossas redes sociais. Vamos bater um papo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *