A nuvem que não sai da sua cabeça: saiba mais sobre a virtualização de dados

Mãos segurando tablet, acima do aparelho há uma nuvem. Imagem remete à vitualização de dados.

A nuvem é um assunto comum no universo empresarial. Mas, você sabe como funciona essa virtualização de dados e as suas vantagens?

A computação em nuvem é uma realidade que já se tornou comum na rotina das pessoas e empresas. Um dos maiores benefícios desse tipo de serviço é a segurança dos dados. Afinal, guardar informações relevantes de negócios apenas em um servidor ou utilizar um armazenamento portátil, pode trazer grandes dores de cabeça, já que essas informações estão mais vulneráveis. Além disso, esse processo não possibilita acessá-las de qualquer dispositivo.

Com a virtualização de dados, você otimiza tempo e ganha segurança. Acessa seus materiais e atividades de qualquer lugar do mundo, seja de um computador, tablet ou celular. Sem falar na segurança que o armazenamento em nuvem permite.

Outro ponto importante ao investir na virtualização, é o suporte qualificado para resolução de dúvidas, eliminação de problemas e ajuda na migração para o novo sistema. Sendo assim, a configuração do banco de informações será mais segura, atingindo o melhor resultado possível.

Onde suas informações ficam armazenadas, se optar pela nuvem?

Você terá uma infraestrutura completa e com grande capacidade de processamento e armazenamento de informações. Os dados ficarão em um data center, geralmente, em várias máquinas virtuais, que funcionam como um software autônomo, devido ao acesso remoto dos usuários.

Outro destaque do armazenamento em nuvem é a escalabilidade. Isso significa que o serviço permite a adaptação da capacidade das máquinas, principalmente de hardware, de acordo com as necessidades da empresa. Um trabalho personalizado!

Nuvem: mais vantagens da virtualização de dados

Homem olhando para vantagens da nuvem: virtualização de dados.

Tenha redução de custos

A principal economia é com a infraestrutura. A replicação de dados em ambientes de não-produção se torna mais econômica, pois os dados virtualizados não precisam de espaço de armazenamento. Além disso, podem ser replicados inúmeras vezes a partir de uma única cópia.

Também, você deve imaginar o quanto os servidores consomem energia elétrica, não é? Com a utilização do serviço de virtualização, você pagará uma mensalidade única, conforme seu consumo, sem se preocupar, por exemplo, com o alto preço da energia elétrica para manter o servidor ligado e refrigerar o espaço. Além do mais, quando seu armazenamento é interno, para aumentar a potência, haverá custos em relação memória e disco, e até de espaço físico. Se optar pela nuvem, quando precisar aumentar a capacidade, terá apenas que ampliar seu plano com a empresa prestadora do serviço.

Agilidade em manutenções programadas e no dia a dia

Sabe aqueles processos de desenvolvimento e testes que demandam diversos ambientes de trabalho? A sustentação e o provisionamento de dados para esses ambientes se torna simples e rápida com a adoção da virtualização de dados.

Outro ponto é: você provavelmente já passou alguma vez por aquele momento de parada no trabalho, para manutenção das máquinas. Então, com a virtualização de dados, esse processo se torna mais rápido e simples, ou pode ser eliminado. Há ferramentas que permitem a migração de aplicações entre servidores na web. Portanto, as tarefas do dia a dia podem ser executadas em horário comercial, sem que os colaboradores tenham que interromper seus trabalhos ou realizar horas extras.

Facilidade no Auto Provisionamento

As ferramentas de virtualização de dados facilitam o auto provisionamento, ou seja, contribuem para deixar o ambiente digital pronto para ser utilizado. Um benefício considerável, afinal, com a propagação do DevOps (práticas de automação de processos no ciclo de vida de um software) essa é uma grande necessidade dos bancos de dados.

Sustentabilidade com a nuvem: virtualização de dados em ação

O meio ambiente também é impactado quando você adquire a computação em nuvem. Como assim? Bem, no final da vida útil das máquinas, haverá menor número de descartes, resultando positivamente em menos materiais tóxicos no planeta. Quando temos um ambiente virtual, podemos configurar para que alguns hosts sejam desligados durante o período de menor utilização. Por exemplo, em feriados. Dessa maneira, poupamos os equipamentos com o passar do tempo.

A empresa onde você trabalha já utiliza as vantagens da virtualização de dados? E se não faz uso, acredita que a nuvem pode auxiliar na evolução do negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *