Os cuidados que uma empresa precisa ter com a sua base de dados

Duas profissionais olhando para o contrato. Imagem remete ao fechamento de contrato entre empresa e funcionário.

Muitas empresas utilizam diferentes bases de dados em suas operações, mas na era digital todo o cuidado é pouco. Para Douglas Cruz, analista de TI da Ewave do Brasil, a segurança dessas bases é prioridade máxima:  “Qualquer base de dados guarda praticamente todas as informações a respeito da empresa e, é primordial que estas informações estejam seguras. Quem tem acesso a esses dados toma conhecimento de cada detalhe da empresa, isto é bastante perigoso.”

Um sistema equilibrado é a chave de ouro do banco de dados

Inúmeras empresas já compreenderam a grande importância que é lidar com a base de dados durante o desenvolvimento e testes das aplicações, assim, facilitando o ciclo de desenvolvimento de sistemas. O especialista entende que a maior preocupação neste ponto é encontrar um equilíbrio entre a segurança,  a usabilidade e o desempenho dos sistemas:

“Um sistema que seja 100% seguro inviabiliza a sua utilização, se torna lento e difícil de utilizar, da mesma forma que um sistema 100% rápido e fácil de utilizar inviabiliza a sua segurança. É importante encontrar o ponto em que se obtém o máximo de segurança possível, ainda com um bom desempenho e que seja possível a utilização pelos colaboradores.”

Engenharia de TI precisa ser personalizada

Os diferentes bancos de dados em ambientes de TI precisam de uma engenharia de ponta. Por isso, empresas especialistas em tecnologia desenvolveram diversas soluções, por exemplo, o sistema Data as a Service. Douglas explica que o empresário precisa necessariamente investir em uma tecnologia de qualidade, pois nos dias atuais a nuvem é uma realidade. Sendo possível contratar os serviços de outra empresa especializada neste assunto:

“É muito vantajoso, já que se tem a mesma qualidade, ou talvez até melhor, comparado a um Data Center local. Porém, ao invés de se ter os custos altíssimos de se investir em hardware e software, paga-se mensalmente pelo serviço prestado por outra empresa.”

Contratar um serviço é melhor do que investir em equipamentos e pessoal

Douglas Cruz reforça ainda que a contratação destes sistemas não tem o custo com manutenção de equipamentos e nem depreciação, já que tudo isso fica sob a responsabilidade da empresa contratada. Agora, é importante conhecer a fundo este fornecedor:

“Qualquer informação vale ouro e os dados de uma empresa precisam estar em boas mãos. É importante ter a garantia de que o fornecedor não perderá ou deixará vazar esses dados de alguma forma”, completa o especialista da Ewave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *