Quais as principais funções de um Analista de CRM?

Mulher em frente ao computador sorrindo. Imagem representa uma profissional no cargo de Analista CRM.

O Analista de CRM tem a responsabilidade de realizar a gestão de relacionamento com o cliente de forma eficiente. Sendo assim, seu principal foco é desenvolver e implementar estratégias para garantir que a empresa tenha um vínculo eficaz com seus clientes.

Além disso, o profissional deve buscar uma visão 360° do negócio. Ou seja, precisa entender os processos internos da empresa e as necessidades dos clientes para seguir com as sugestões de melhorias. Ao identificar as oportunidades, é possível propor ações que garantam a satisfação e fidelização dos consumidores da marca.

Principais funções de um Analista de CRM

No dia a dia de trabalho, o Analista de Customer Relationship Management (CRM) desenvolve diversas atividades, a seguir pontuamos as principais. Confira:

Análise de dados

O Analista de CRM tem o papel de coletar e analisar os dados e as informações relacionadas ao comportamento dos clientes. Por exemplo: preferências, hábitos, jornada de compra, etc. A partir disso, ele entende as necessidades dessas pessoas e cria soluções personalizadas para atendê-las.

Desenvolvimento de estratégias e testes

Após coletar e unificar os dados, o Analista de CRM fica responsável por desenvolver estratégias para melhorar o relacionamento com os clientes. Isso inclui campanhas de marketing, promoções, programas de fidelidade, entre outras iniciativas. Além disso, ele faz testes A/B e outros testes para verificar a melhor forma de se relacionar com os consumidores.

Implementação de soluções

Esse analista atua em conjunto com outros setores da empresa para executar as soluções propostas. Sendo assim, ele tem a função de analisar se as iniciativas planejadas estão alinhadas com as necessidades dos clientes para garantir bons resultados.

Controle e análise de resultados

A rotina de trabalho do Analista de CRM também engloba a análise de desempenho das estratégias aplicadas, assim como os resultados. Com base nessas informações, o profissional pode identificar as oportunidades de evolução e ajustar as estratégias para melhor atender às necessidades dos clientes.

Habilidades necessárias para ser um Analista de CRM

Certamente, para trabalhar nessa área é necessário adquirir algumas habilidades específicas. A seguir, veja as principais:

  • Conhecimento técnico: geralmente, esse profissional é formado em uma área de Comunicação ou Tecnologia, já que trabalha diretamente com soluções tecnológicas, marketing e gestão de relacionamento com o cliente.
  • Habilidade analítica: ter um perfil analítico, ótimo raciocínio lógico e gostar de lidar com números são algumas características importantes. Afinal, a rotina exige atividades ligadas a análises, coleta e interpretação de dados.
  • Habilidade de comunicação: outro ponto essencial é a habilidade de se comunicar, pois o Analista de CRM trabalha em conjunto com outros departamentos da empresa para se comunicar com os clientes.
  • Visão estratégica e contínua atualização: pessoas que atuam nesse cargo costumam buscar informações atualizadas constantemente, pois precisam ter uma visão estratégica para desenvolver e implementar soluções eficazes.

Vagas na Ewave do Brasil

O Analista de CRM é muito importante para as empresas que desejam ter um relacionamento eficiente e eficaz com seus clientes. Por isso, é cada vez mais comum instituições à procura desses profissionais.

A Ewave do Brasil, empresa de tecnologia e desenvolvimento, abre vagas constantemente na área tech e, muitas vezes, no setor de CRM. Então, se você é Analista de CRM e está em busca de uma nova oportunidade, confira nosso portal de vagas. #VemPraEwave

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *