5 problemas vindos de uma infraestrutura de TI inadequada

Homem com expressão de preocupado sentado perto dos servidores. Imagem simboliza problemas vindos de uma infraestrutura de TI inadequada.

Em meio a tantas tecnologias usadas no mundo corporativo, a prevenção de problemas na infraestrutura de TI faz-se necessária. Afinal, na Era da Informação, os dados além de bens financeiros, fazem parte da estrutura de processos e servem como base para estratégias de negócio.

Além disso, os erros vindos das tecnologias podem gerar problemas operacionais. Por exemplo: falhas de segurança, redução da produtividade, entre outros. Por isso, os gestores precisam entender os principais problemas que podem surgir de uma infraestrutura de TI inadequada, a fim de aplicar ações preventivas.

5 problemas frequentes que surgem da infraestrutura de TI ineficaz

1. Problemas com os ativos de rede

Os ativos de rede permitem a troca de dados entre os componentes presentes na rede. Isso inclui switch, firewall, roteadores, access points, etc.

Então, é necessário que haja um gerenciamento dos ativos de rede com o controle de performance dos equipamentos, identificação de erros de modo rápido e atualizações periódicas. Nesse sentido, a empresa precisa buscar plataformas ou profissionais que ajudem com esse gerenciamento dos ativos de rede. O objetivo é tornar a companhia mais segura, cumprindo as diretrizes da LGPD e de outras leis, e mantendo os processos eficientes.

2. Organização e planejamento falhos

Quando não há uma infraestrutura de TI minimamente dentro dos parâmetros esperados, problemas com a organização e planejamentos dos próprios procedimentos de TI podem surgir. Assim, afetando prazos de entrega.

Um exemplo são as atualizações, que precisam ser programadas para que não interfiram em outros departamentos. É fundamental que a empresa tenha um calendário de manutenção preventiva com o objetivo de garantir o funcionamento dos processos internos.

3. Falta de comunicação interna

O departamento de TI ajuda na integração entre os times, bem como no compartilhamento e acesso aos dados.

Por exemplo, se a equipe de logística não consegue abastecer o sistema referente às quantidades de produtos no estoque, o time de vendas não sabe se há mercadorias disponíveis para venda. Sendo assim, a infraestrutura e os softwares precisam funcionar de maneira adequada para que não ocorram falhas na comunicação interna.

4. Erros nos sistemas

Certamente, problemas nos softwares vindos de uma infraestrutura de TI ineficaz afetam diretamente as tarefas e fluxo de trabalho da empresa. Portanto, a infraestrutura de TI precisa abranger hardwares de qualidade para que os softwares funcionem.

Por exemplo, se são feitas compras de computadores com memória RAM baixa para executar o pacote Autodesk, o trabalho da equipe de criação será afetado de modo direto. Portanto, é importante que o gestor de TI faça parte das tomadas de decisão referentes a todos os hardwares.

5. Cibersegurança em risco

Este está entre os problemas mais graves oriundos da infraestrutura de TI indevida. A proteção dos dados corporativos não pode permanecer vulnerável aos ataques cibernéticos.

A falta de segurança em relação aos dados digitais pode gerar perda de credibilidade e confiança dos clientes e do mercado, prejuízos financeiros, multas, etc.

Escolhendo um parceiro de TI

A gestão da infraestrutura de TI é bastante complexa, mas com a ajuda de um time com experiência e expertise, é possível alcançar a alta performance com previsibilidade, eficiência e segurança.

A Ewave do Brasil é uma companhia que oferece serviços e tecnologias que auxiliam no desempenho da sua infraestrutura de TI. Conte tanto com o suporte à infraestrutura e NOC (Centro de Operações de Rede), quanto com a alocação de profissionais de tecnologia.

Quer deixar para trás os erros comuns de TI? Conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *