Profissionais de tecnologia: 5 soft skills que podem melhorar a jornada de trabalho

Montagem de homem e seu cérebro. Imagem simboliza as soft skills de profissionais de tecnologia.

Buscar cursos de aperfeiçoamento técnico é importante, mas as soft skills também são fundamentais para melhorar o dia a dia, e o resultado final do trabalho dos profissionais de tecnologia

As soft skills são habilidades sociocomportamentais. Ou seja, têm relação com as aptidões mentais de uma pessoa, e com a capacidade de lidar tranquilamente e de maneira positiva com questões emocionais.

Atualmente, as empresas levam em consideração na hora de avaliar o profissional de tecnologia: as capacitações técnicas, e como ele se posiciona nos ambientes de pressão e trabalho em equipe.

A fim de exemplificar como as soft skills bem desenvolvidas podem fazer a diferença em um projeto de tecnologia, imagine a seguinte situação:

A empresa tem profissionais de tecnologia supercompetentes em suas áreas, e precisam entregar um projeto complexo em um curto prazo. Porém, há um problema, grande parte deles não se planeja e não sabe lidar com a pressão. O que isso pode gerar?

Apesar da competência técnica do pessoal, o projeto pode atrasar, mas não somente isso. No meio do percurso, podem surgir problemas de relacionamento entre o gestor e a equipe, pela falha na inteligência emocional.

Acredite, muitos profissionais, acabam fechando portas, por não saberem lidar com a gestão de tempo e a pressão. O que gera frustração e a entrega de um trabalho ineficiente.

Neste post, selecionamos 5 soft skills importantíssimas para os profissionais de tecnologia. Veja quais são:

1. Proatividade, uma das soft skills que não pode faltar!

Não seja aquele profissional com ideias brilhantes em mente, mas que não coloca nada em ação. Assuma a responsabilidade de realizar um trabalho diferenciado e inovador, ainda mais, se tratando da área tecnológica.

Avalie se a sua ideia tem fundamento e, se a resposta for sim, tenha a iniciativa de executá-la. Caso ainda esteja em dúvida, pesquise as tendências de mercado ligadas ao seu plano, e foque na solução que esse projeto trazer. Bora?

2. Comunicação eficaz

Dialogar com o time é essencial para uma boa rotina. Se você observar que o processo ou tarefa ainda tem ruídos na comunicação, ou não foi explicado com 100% de satisfação, não hesite em perguntar, e levar a conversa adiante. Principalmente, na fase de implantação ou briefing dos projetos, fases que influenciam em todo o trabalho.

3. Inteligência emocional

A habilidade de entender, controlar e expressar emoções faz-se necessária na vida profissional. Além de saber reconhecer o sentimento dos outros, é claro. Com o intuito de desenvolver esse raciocínio, pratique diariamente: a empatia, ética e paciência. A inteligência emocional é uma das soft skills que auxilia na vida pessoal e profissional, por isso, deve ser uma prioridade em sua carreira.

Procure pensar mais nas suas emoções. Então, observe, por exemplo, como você reage diante de feedbacks negativos, para que possa melhorar seus sentimentos e reações nas próximas vezes. Conheça suas limitações e habilidades, a fim de tornar-se mais autoconfiante. Dessa maneira, o autocontrole e equilíbrio farão parte da sua rotina.

4. Resiliência

Sabemos que a pressão do trabalho em um mercado superconcorrente e exigente, cobra dos profissionais um ótimo autocontrole para que não sejam afetos negativamente. Não é à toa que temos tantos casos de ansiedade em nossa sociedade.

Sendo assim, cuidar da saúde, do lazer e respeitar seus limites podem ajudar a manter a resiliência. Com o objetivo de diminuir o estresse, mantenha as atividades planejadas e organizadas. Não tente abraçar o mundo! Faça as atividades com dedicação e calma.

5. Senso de Liderança, uma das soft skills que te ajudará a ir ainda mais longe!

Se você deseja ser um líder ou já exerce esse cargo, não esqueça de um dos princípios humanos mais básicos, a empatia. Essa característica pode minimizar muitos conflitos e fazer com que toda a equipe cresça. Thiago Boeno Déa, Especialista em Recrutamento e Seleção da Ewave do Brasil, salienta a importância de estar aberto às críticas e sugestões. “Colaboradores que podem confiar em seus coordenadores, com certeza, estarão motivados a expor excelentes ideias para o crescimento da empresa”, completa Thiago.

Outra dica do especialista é: aprender a delegar tarefas e confiar no time. Com um planejamento eficiente e atividades bem distribuídas, o resultado final será positivo. “Vale ressaltar que os líderes precisam reconhecer e recompensar a equipe, quando merecido. Ao valorizar, impulsionamos ainda mais o profissional. Então, é uma vantagem mútua, pois funcionário e empresa crescem juntos”, finaliza.

E aí, acredita que essas soft skills, citadas no post, podem te ajudar como profissional de tecnologia? Conta pra gente nos comentários ou em nossas redes sociais!

 

Confira o resumo deste artigo:

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