Programadores também precisam entender do core business da empresa?

Dois profissionais conversando em frente ao computador. Imagem simboliza que são programadores falando sobre o core business da empresa.

Cada vez mais, as empresas buscam programadores e outros profissionais de tecnologia que entendam do core business da empresa, além de suas áreas de atuação. Ou seja, as instituições procuram talentos que compreendam, pelo menos, o básico dos negócios. Afinal, ao entender as demandas, necessidades e diferenciais da companhia, é possível sugerir e trazer soluções tecnológicas mais condizentes com a empresa e seus clientes.

As metodologias ágeis, por exemplo, devem fazer parte da bagagem dos programadores. Grande parte das empresas que trabalham com o desenvolvimento de tecnologias utilizam esses métodos nos projetos. Sendo assim, os desenvolvedores devem entender as metodologias para entregar os produtos de maneira rápida, com qualidade e mantendo uma excelente experiência para o usuário (cliente).

Além disso, ao entender os processos do negócio, o profissional consegue avaliar qual das metodologias ágeis melhor se adéqua àquele ambiente corporativo.

Programadores que entendem do core business saem na frente

Em qualquer ramo de atuação, quanto mais conhecimento acumulado o profissional demonstra, maiores são as chances de crescer profissionalmente e se destacar diante da concorrência. Então, no caso dos programadores não seria diferente. Aqueles que compreendem o core business da companhia onde atuam, certamente, ganham pontos com seus gestores e até mesmo com os clientes.

Buscar o aprendizado sobre o negócio nos mínimos detalhes, permite que o profissional de tecnologia traga soluções vinculadas a benefícios. Por exemplo: tecnologias que otimizem o tempo das atividades, ferramentas que ajudem na geração de valor para o cliente, entre outras vantagens. Essa familiarização com o core business da empresa, torna os programadores mais completos para o mercado.

Aliás, a partir do momento que a equipe de TI entende todo o fluxo de processos do cliente, existe uma menor probabilidade de retrabalho, pois o time está alinhado com as reais necessidades dos usuários.

Sem falar que, o aprofundamento no negócio é uma condição importante para as pessoas que têm o intuito de ocupar cargos de gestão. Isso porque os gestores precisam entender as especificidades dos clientes para levar soluções tecnológicas eficientes aos problemas dos solicitantes.

Dicas valiosas

Uma dica para os gestores de TI é realizar periodicamente reuniões com os programadores para apresentar as demandas e os requisitos. Essa contextualização do ponto de vista do negócio auxilia no foco dos desenvolvimentos.

Além disso, quando os alinhamentos se tornam frequentes para atualizar a equipe em relação às informações e dados, cria-se uma cultura corporativa que instiga os colaboradores a se informarem. Desse modo, os programadores podem criar código e funções mantendo o foco nas necessidades e condições dos usuários.

Vale ressaltar que, além do conhecimento adquirido internamente, os programadores devem buscar conhecimento por meio de cursos voltados aos negócios digitais, gestão, suporte ao cliente, entre outros. Esses aprendizados possibilitam não só especialização, mas clareza na tomada de decisões. Por exemplo, no momento de sugerir novas tecnologias e plataformas digitais para os projetos.

Outra dica importante para os programadores que querem conhecer mais profundamente os negócios da companhia em que atuam, é buscar portais relevantes que tratam de assuntos da área. Ou seja, é válido que os profissionais acompanhem as informações internas e externas, a fim de fazer comparações e análises completas em relação aos negócios e às tecnologias.

Oportunidades de trabalho

Você é programador e está em busca de uma nova oportunidade de trabalho? Confira nosso quadro de vagas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *