RPA e as tendências futuras de trabalho: o que esperar?

Mãos segurando tablet. Imagem simboliza que a pessoa está olhando as tendências de RPA.

A Automação Robótica de Processos ou Robotic Process Automation (RPA) tem se tornado cada vez mais presente nas empresas. Assim, transformando a forma como muitas tarefas são feitas. A seguir, confira algumas tendências no mercado de trabalho relacionadas ao contexto do RPA.

RPA e as tendências futuras de trabalho

1. Maior colaboração entre humanos e robôs

A colaboração entre humanos e robôs tende a tornar-se ainda mais comum no dia a dia de trabalho. Em vez de substituir os colaboradores, os robôs automatizarão tarefas rotineiras e repetitivas. Dessa forma, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades que requerem habilidades humanas. Por exemplo: criatividade, empatia, pensamento crítico, etc. A colaboração efetiva entre humanos e robôs será essencial para aproveitar todo o potencial do RPA.

2. Expansão para áreas específicas

Embora o RPA tenha sido inicialmente aplicado em processos genéricos, espera-se que ele se expanda para áreas especializadas no futuro. Setores como contabilidade, jurídico e recursos humanos já podem se beneficiar da automação robótica de processos para lidar com tarefas específicas.

Confira alguns exemplos de atividades que o RPA auxilia os profissionais no momento atual e tende a se intensificar futuramente. Na área contábil, a tecnologia pode ser usada para automatizar a geração de relatórios financeiros e a detecção de fraudes. No setor jurídico, ele ajuda na revisão de contratos, análise de documentos legais e gerenciamento de prazos. Enquanto no departamento de RH, o RPA auxilia na automatização de alguns processos de recrutamento, seleção e integração de colaboradores, entre outras funções.

3. Desenvolvimento de habilidades complementares: uma das tendências originárias do RPA

Com a expansão do RPA, a tendência é que surjam novas demandas por profissionais com habilidades complementares à automação. Será necessário desenvolver competências em diversos setores. Por exemplo: análise de dados, inteligência artificial, gerenciamento de

projetos, ética da automação, entre outros. Os profissionais que desenvolverem tais habilidades e buscarem conhecimento terão vantagens competitivas no mercado de trabalho, pois serão capazes de aproveitar ao máximo o potencial do RPA e contribuir para a inovação e o crescimento das empresas.

4. Automação cognitiva

Uma das tendências promissoras no mercado de trabalho é a combinação do RPA com tecnologias cognitivas, como processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina avançado. A automação cognitiva permite que os robôs executem tarefas mais complexas, como a tomada de decisões baseada em análise de dados. Ou seja, isso abrirá novas oportunidades para a automação de processos que exigem inteligência e raciocínio.

Certamente, o RPA está transformando o mercado de trabalho e as tendências futuras apontam para uma colaboração mais estreita entre profissionais e robôs. Aqueles que estiverem dispostos a se adaptar e adquirir as competências necessárias possivelmente terão a oportunidade de aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pela tecnologia.

Solução RPA

A Ewave do Brasil fornece às empresas a solução RPA, incluindo a automatização de processos, encerramento de contas, disponibilização de relatórios, monitoramento de tarefas, entre outras funcionalidades. Entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *