Scrum Master: o que faz e quais as suas habilidades?

Scrum Master

Scrum Master é aquele profissional que conhece profundamente a estrutura Scrum. Então, ele garante que ela faça parte do dia a dia de trabalho da equipe.

O framework Scrum ajuda na implantação de processos ágeis. Portanto, os times de desenvolvimento de sistemas e apps utilizam a ferramenta para facilitar as atividades. Esse framework faz uso de iterações curtas, sprints e reuniões diárias durante todo projeto.

Para entender mais sobre a atuação do Scrum Master e suas responsabilidades, continue lendo este artigo.

Quais as funções do Scrum Master?

O mestre de Scrum auxilia o time na utilização dessa estrutura base para o mundo ágil, atuando como um treinador.

O ideal é que, a equipe que usa a metodologia ágil nos desenvolvimentos, gerencie seus próprios processos e recursos. Entretanto, nem todos os times conseguem este feito. Além disso, aqueles profissionais que contam com o Scrum Master no grupo, geralmente, têm maior sucesso na gestão do projeto.

A seguir, veja as principais funções do Scrum Master:

1. Reuniões ágeis e encontros para conversar sobre o planejamento de sprint

Esse profissional ajuda com as reuniões rápidas diárias entre os membros do time. Além disso, evita que essas pessoas se sobrecarreguem e tenham problemas com o escopo principal. Outro ponto importante na rotina dele é o auxílio na geração de subtarefas e nas revisões de sprint com o registro de feedbacks.

2. Apontar melhorias e administrar o quadro

Profissional colando post it no quadro. Imagem simboliza a aplicação da metodologia ágil na empresa.

Por acompanhar todo o processo do projeto, o Scrum Master fica responsável por analisar as áreas que precisam de melhorias e de novas ações, bem como mostrar esses pontos nas futuras reuniões. Ele também deve atuar como gerenciador do quadro Scrum, garantindo cartões atualizados e que as ferramentas estejam funcionando dentro do esperado.

3. Diálogos individuais

Esse profissional tem a função de fazer reuniões individuais com os membros do time e com as partes interessadas pelo projeto. Em especial, com os novos colaboradores. O objetivo é acertar as eventuais discordâncias sobre os estilos de trabalho e sobre outros assuntos relacionados ao Scrum.

4. Geração de relatórios

O mestre de Scrum precisa realizar avaliações periódicas de gráficos de burndown, entre outras ferramentas de planejamento de portfólio. Assim, é possível ter uma visão geral do que está sendo feito pela equipe e qual é o ritmo.

5. Eliminar bloqueadores

Ele deve dar apoio aos membros do projeto para eliminar os bloqueadores externos, tal como gerenciar os empecilhos internos com a aplicação de melhorias.

6. Apoio geral

Se o mestre de Scrum analisar que precisa mudar os fluxos de trabalho, processos ou os recursos para acertar o uso do Scrum, ele tem essa autoridade. Ou seja, esse profissional precisa estar disposto a fazer o que for necessário para dar suporte ao time, focando na entrega eficiente do projeto.

Habilidades

Para atuar nessa área, é preciso conhecimento técnico e completo do guia Scrum. Além do mais, há outras habilidades necessárias. Por exemplo: organização, facilidade em coordenar pessoas, comunicação eficaz e capacidade analítica.

Vagas

A Ewave do Brasil está com diversas vagas abertas na área de TI. Então, se você atua neste setor e pretende se jogar em uma nova oportunidade, confira nosso quadro de vagas. Cadastre seu currículo e boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *