Como a tecnologia poderá ajudar no “novo normal”?

Mulher lidando com tecnologias no celular e computador, durante a pandemia.

Independente do setor, com certeza, haverá novos procedimentos pós-pandemia a serem implementados, sendo que, a tecnologia poderá ajudar neste “novo normal” dentro das organizações.

A crise desencadeada pela pandemia de COVID-19 mudou a rotina de pessoas do mundo todo, e com isso, as empresas tiveram que se adaptar à aceleração do uso da tecnologia. A necessidade de isolamento social trouxe uma nova maneira de fazer negócios e divulgar os trabalhos, muito mais digital. Além disso, a quarentena impulsionou algumas tendências que já existiam, por exemplo: o home office, lives, ebooks, uso de plataformas de streaming, utilização de aplicativos de delivery, entre outras.

Então, aquelas instituições que conseguiram se adaptar ao uso das tecnologias, e aquelas que se reinventaram criativamente diante da situação atual, sem dúvida, saíram na frente.

De acordo com pesquisas, e a própria prática empresarial, vêm para confirmar que pós-pandemia, a adoção de mais tecnologia fará parte da estrutura básica das organizações.

Listamos a seguir, algumas tecnologias que podem ajudar no “novo normal”:

Capacitação on-line

Se antes a Educação a Distância (EAD) estava em ascendência, imagine pós-pandemia. Você deve estar perguntando, mas o que a EAD tem a ver com a empresa onde atuo? Aí vai: Tudo!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, aproximadamente, um terço das empresas do Brasil já investem em cursos a distância para a capacitação dos funcionários. Um dos principais benefícios desse modo de estudar é a flexibilidade, pois as aulas ou treinamentos podem ser programados, conforme a disponibilidade dos colaboradores.

Sem falar que, capacitar aqueles que trabalham dentro da empresa, além de melhorar a qualidade do serviço, é um fator de motivação para quem está ganhando conhecimento. Certamente, unir a teoria e a prática, pode otimizar os resultados do negócio.

Canais de venda on-line

Já ouviu falar da estratégia omnichannel (estratégia de conteúdo multicanal)? As organizações que estão ativas em diversos canais, conseguem otimizar o atendimento aos clientes. As experiências de compras digital e física estão cada vez mais unidas. Sendo assim, em vez de “lotar” a loja física, que tal um e-commerce para complementar as vendas? E a empresa onde você trabalha, como está nesse quesito? Consegue se comunicar com o consumidor em diferentes canais?

Automatização de processos

Com a crise, muitas empresas não terão capital para manterem-se abertas com a mesma quantidade de colaboradores. Mas, já pensou que a automatização de processos, por meio de sistemas, pode manter muitas delas “em pé”? Principalmente, os pequenos negócios.

Para ajudar na automatização de processos, há várias plataformas tecnológicas no mercado que auxiliam no dia a dia. Com esses sistemas é possível economizar em recursos e continuar atendendo e entregando serviços e produtos aos clientes com qualidade e agilidade.

Segurança digital

Com tanta tecnologia, as empresas também precisam evitar as falhas e ciberataques em sistemas e banco de dados. E o mais legal, a tecnologia também vem pra ajudar na segurança. A Ewave, por exemplo, oferece diversas soluções em Segurança da Informação. Saiba mais em nosso post: Ewave do Brasil: uma empresa, múltiplas soluções.

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