Qual a relevância da TI em pequenos e médios negócios?

Dois homens conversando em frente ao computador. Imagem simboliza que são profissionais de TI aplicando tecnologias em pequenos e médios negócios.

Na Era Digital, contar com a Tecnologia da Informação (TI) tornou-se uma necessidade para as empresas. Isso vale para os pequenos, médios e grandes negócios.

Atualmente, a maioria dos estabelecimentos utilizam uma ou mais tecnologias no dia a dia, a fim de tornar o atendimento mais ágil e eficiente, assim como os seus produtos ou serviços. Computadores, smartphones, redes de internet, sistemas, entre outros recursos tecnológicos facilitam e automatizam as atividades manuais, melhorando os processos e, consequentemente, os resultados.

Nesse contexto, a TI tem um papel fundamental, pois abrange uma série de tecnologias para o processamento e armazenamento de dados. Sendo assim, mantém a troca de dados e a comunicação digital funcionando de modo inteligente e seguro.

TI em pequenos e médios negócios

A Tecnologia da Informação auxilia no suporte das ferramentas tecnológicas, mas também pode revolucionar as estratégias corporativas ao aplicar determinados recursos digitais. Confira alguns motivos para investir neste setor:

Segurança

Ao contar com uma infraestrutura de TI adequada, a empresa está investindo na segurança de dados. Por meio dela, é possível manter a proteção contra vírus, ataques cibernéticos e vazamento de informações. Vale ressaltar que as soluções em segurança de dados ajudam a evitar problemas internos e externos, como é o caso das multas pela não conformidade com a LGPD e outras leis.

Dados do Instituto Ponemon mostram que em 2019, 63% dos pequenos e médios negócios no Brasil sofreram algum incidente com vazamento de informações. Notícia que só reforça a relevância de implementar ferramentas de cibersegurança.

Produtividade

Outro benefício da TI nas instituições é a redução de quedas nos sistemas, minimização de falhas nas ferramentas digitais, bem como a diminuição de hardwares e softwares desatualizados. Essas vantagens permitem uma melhor produtividade e aproveitamento do tempo de gestores e colaboradores.

Um problema comum de software desatualizado dentro das pequenas empresas é a falta de backup constante, o que pode ocasionar grandes perdas financeiras. A TI tem a capacidade de realizar esses backups contínuos e fazer o armazenamento seguro de informações de leads e clientes, planilhas, projetos, entre outros dados integrados com a rede. Assim, permitindo a tranquilidade dos gestores no dia a dia de trabalho.

Além disso, a TI garante a agilidade nos processos e sistemas, o que também otimiza o tempo em relação à mão de obra. Lembre-se que, não basta ter excelentes tecnologias aplicadas, se não houver a manutenção desses recursos, e a TI fica à disposição para sustentar os sistemas de informação da empresa.

TI adequada

Não só os grandes negócios têm um grande dinamismo digital, como os pequenos e médios empreendimentos, sendo a TI fundamental em todos eles. Os dados se tornaram ativos valiosos para a maioria das empresas, por isso, é necessário realizar a gestão efetiva de vulnerabilidades.

Se a empresa onde você trabalha precisa de ajuda com a infraestrutura de TI, entre em contato com o nosso time. A equipe está à disposição para tirar suas dúvidas.

Quer deixar sua opinião sobre o nosso artigo? Envie seu recado nos comentários ou em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *