Tribunal de Contas da Bahia usa tecnologia para monitoramento público

Tribunal de Contas Bahia
Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia confirmou a manutenção das soluções IBM em seu sistema. O contrato de 5 anos firmado entre o TCE e a Ewave do Brasil, iniciado em 2013, este contrato passou por renovação. Então, a parceria segue por mais cinco anos, até 2023. Neste documento, está previsto o fornecimento, as licenças e serviço de orientação técnica sob demanda. “O TCE/BA tem o Sistema de Observação das Contas Públicas (Mirante), que é um produto desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). O objetivo da plataforma é ajudar na tomada de decisões, tanto no planejamento quanto na execução de auditorias governamentais. Ou seja, visa a priorização de esforços em áreas vulneráveis. Tudo isso, a partir da identificação de indícios de irregularidades”, explica Ilze Hellen, Gerente de Contas da Ewave. Ilze é responsável pelo atendimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Aliás, a especialista reforça que o sistema Mirante utiliza uma base de Data Warehouse que reúne informações de sistemas corporativos do Estado da Bahia, além de municípios baianos, do Governo Federal e de dados abertos. Em sua camada de apresentação, o sistema utilizava até o primeiro semestre de 2018 as tecnologias Java (JSF e Jasper Reports) e IBM Cognos 10.2.1.

O negócio – onde a equipe técnica da Ewave apoiou – demandava duas necessidades específicas:

  1. Atualizar a versão do IBM Cognos para a 11 (mais recente disponível);
  2. Unificar a tecnologia, mantendo apenas o IBM Cognos, em substituição das funcionalidades em Java, responsáveis pela autenticação de usuários, permissões de acesso e tela principal de menu dos módulos, relatórios dashboards e análises disponíveis.
“É uma honra contribuir com o negócio do TCE/BA, que é um órgão tão importante, que trata de negócios sensíveis e imprescindíveis para a Administração Pública, e atende tantas pessoas. Além disso, temos uma grande relação de parceria, que resulta sempre em projetos executados com maestria”, comenta Ilze.

Empresas públicas estão procurando novas tecnologias mais confiáveis

Este é mais um case de sucesso envolvendo um órgão público com tecnologia de ponta. Ilze Hellen aponta esta como a nova tendência para diversos órgãos em todo o Brasil: “Este tipo de serviço requer confiança e tecnologia de ponta, e a Ewave cada dia mais vem se especializando a fim de levar aos clientes o que há de mais novo no mundo da tecnologia. Estamos sempre acompanhando as tendências junto aos fabricantes, assim, atendendo as necessidades dos clientes e oferecendo os melhores serviços. E, certamente, todo o trabalho está baseado nas melhores tecnologias, procurando alcançar o melhor resultado para as empresas”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *