Relação tecnológica entre Brasil e Israel

Ricardo Slomka - Tecnologia Ewave - Vice Presidente

Ricardo Slomka e sua carreira de inovação tecnológica.

Ricardo nasceu no Brasil, mas com 18 anos partiu rumo a Israel. Então, depois de uma vida de avanços tecnológicos retornou às terras brasileiras. O profissional em entrevista para a Band, conta um pouco de sua trajetória corporativa, citando alguns trabalhos e previsões tecnológicas. Atualmente, Ricardo é Vice-Presidente de tecnologia da Ewave do Brasil. Mas, sua relação com a empresa é muito mais longa e seu carinho pela empresa bate com a coincidência de Ricardo: um brasileiro em Israel, e a Ewave que é uma Israelense no Brasil.​

O que faz Israel ser polo tecnológico de referência mundial?

Israel se tornou uma Startup Nation por necessidade: um país que enfrenta várias adversidades climáticas, geográficas e sócio-políticas. Portanto, com poucas épocas tranquilas, desenvolveu o espírito de inovação. Há também um incentivo governamental com linhas de crédito.

E o Brasil, está no caminho certo?

“Sinceramente, o Brasil está no caminho certo.” O brasileiro é bastante empreendedor e muito do empreendedorismo é encontrado na inovação. Existe também uma competição muito bem-vinda entre alunos de diversas áreas. Isso já é um bom caminho. Israel tem muito a oferecer para o Brasil no que diz respeito à inovação e segurança. Porém, o vice-presidente de tecnologia da Ewave vê no brasileiro até o momento um entrave emocional de aceitar o novo, um receio sobre a inovação.

Depois de tantos anos, ainda há espaço para inovação?

A inovação é uma necessidade nos dias de hoje e uma realidade onde tudo muda tão rápido e as pessoas precisam se diferenciar de alguma maneira. Nesse sentido, com essa necessidade de inovar, acabamos procurando novas maneiras de fazer coisas antigas. Trabalhar com inovação exige perseverança e plantar para talvez colher algum fruto, apesar de nem sempre trazer o resultado esperado, mas com certeza a longo prazo traz benefícios. Slomka relembra também que, em Israel, o erro não é visto como uma coisa negativa e sim como uma oportunidade de aprendizado.

O que está por vir?

Todo dia é uma coisa nova. É uma característica das profissões ligadas à tecnologia. Por exemplo, agora com a tecnologia 5G, algo completamente diferente, abre espaço para a Internet das Coisas (IoT). Outra promessa tecnológica é a Biotecnologia, principalmente voltada à medicina e ao bem-estar. A Ewave, com a ajuda do Ricardo Slomka trabalha na busca por atualidades, utilizamos a ponte digital entre Brasil e Israel para atender as necessidades do mercado brasileiro, como já vimos em startups para economia de água.​ Quer entender melhor esse assunto? Então, veja a reportagem na íntegra, logo abaixo.​​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *