Será que o armazenamento em nuvem é seguro mesmo?

dados segurança

A instituição onde você trabalha está pensando em guardar os dados na nuvem ou já está em uso, e ainda há uma desconfiança se o armazenamento em nuvem é seguro? Veja a seguir, mais informações sobre a segurança neste tipo de armazenamento digital.

A computação em nuvem (cloud computing) começou a ser mais buscada pelas empresas nos últimos anos, devido a Transformação Digital. Mas, nem todas têm certeza sobre a segurança dos seus dados, quando contratam o serviço.

O armazenamento em nuvem é seguro?

Algumas instituições acreditam que manter seus documentos digitais em computadores, servidores internos, entre outros dispositivos pode ser mais seguro, pelo controle. Porém, acabam esquecendo que esses eletrônicos podem ser perdidos, furtados ou extraviados. Além do mais, têm um determinado período de duração. Sendo assim, a empresa pode surpreender-se de maneira negativa, caso o aparelho não tenha conserto.

Veja algumas das garantias de segurança em um armazenamento em nuvem:

Recuperação de dados

Diferente do armazenamento em servidores internos ou aparelhos diversos, dificilmente a instituição perderá os arquivos, se estiverem em cloud. Mas, vamos imaginar que aconteceu um grave problema. Nessa situação, será possível recuperar as informações, já que backups automáticos são realizados ao longo do tempo. Só aí, o armazenamento em nuvem traz uma vantagem gigantesca em segurança às empresas.

Controle de acesso dos usuários

Os arquivos confidenciais da empresa ficarão seguros, pois há o controle de acesso dos usuários. Ou seja, não quer que determinado setor tenha acesso a alguns arquivos? Então, faça esse controle. Por meio da nuvem, além de controlar os acessos, também é possível estabelecer as autorizações.

Como saber a localização dos dados?

Ao utilizar a cloud computing, na maior parte das vezes, a empresa não sabe em que destino estão guardados seus dados. Porém, acredite, isso não é um problema. Por quê? Bem, o fornecedor do serviço compromete-se em armazenar as informações, conforme as jurisdições. Dessa forma, assume a responsabilidade, de acordo com o contrato, de obedecer as regras de privacidade.

Segurança no armazenamento

A tecnologia cloud permite que os arquivos sejam divididos e armazenados em vários servidores. Portanto, diminuindo a chance da invasão e ciberataques. Nesse caso, é possível comparar o serviço com um quebra-cabeça. Isto é, de todas as pecinhas, o hacker terá acesso a apenas uma delas, dessa maneira, não há serventia.

Já ouviu falar em criptografia de dados?

Quando a empresa tem seus arquivos criptografados, não há possibilidade de serem vistos por outros usuários de nuvem, a não ser que tenham sua autorização. Então, a criptografia permite que as informações sejam acessadas apenas pelos usuários autorizados.

Você ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua questão com a gente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *