Como saber se minha empresa está pronta para a metodologia ágil?

Profissional colando post it no quadro. Imagem simboliza a aplicação da metodologia ágil na empresa.

A metodologia ágil torna-se cada dia mais comum no mundo corporativo, principalmente, pela quantidade de benefícios que vêm acoplados a essa forma de trabalho. Uma das principais vantagens, como o próprio nome da metodologia sugere, é a agilidade.

Diante de um mercado dinâmico e competitivo, buscar soluções efetivas e ágeis de gestão pode ajudar na permanência e sucesso do negócio. Além disso, auxilia diretamente na qualidade dos produtos e serviços entregues aos clientes.

A metodologia ágil é um conjunto de métodos que visa melhorar o modo de planejar e trabalhar com as decisões do dia a dia. Sem falar que, ajuda os integrantes da equipe a compartilharem informações entre si, a fim de fazerem boas escolhas em relação aos projetos. O mindset ágil está interligado ao pensamento aberto de todo o time para o planejamento e melhorias no processo.

Com o intuito de entender se a sua empresa está pronta para aplicar a metodologia ágil, veja alguns requisitos e características que a organização precisa ter para o sucesso da implementação e progresso do método.

Quais os requisitos para aplicar a metodologia ágil na companhia?

1 – Cultura organizacional e processos

Muitas instituições precisam passar por mudanças na cultura organizacional para depois aplicar, de fato, a metodologia ágil. Isso ocorre porque o método usa princípios de adaptação contínua, processos de trabalho menos rígidos, atividades menos burocráticas e comunicação constante com o cliente.

Diante dessa rotina, vários processos anteriormente executados são eliminados ou há uma redução processual. Assim, impactando na diminuição de ruídos na comunicação e obstáculos técnicos.

Sua empresa está adepta a mudar ou aperfeiçoar os processos?

2 – Colaboração

Outro ponto que a metodologia traz aos negócios é a necessidade do alto nível de colaboração ativa de todos os membros da equipe, isto é, os profissionais devem contribuir com o desenvolvimento de projetos em conjunto.

Além disso, a colaboração com o cliente estará acima da negociação e contrato. Portanto, a “evolução” de produtos e serviços fará parte do cotidiano.

Aliás, aquelas empresas que querem ir além da metodologia ágil, em relação à evolução, inovação e tecnologia tanto de suas soluções quanto da empresa como um todo, têm buscado o modelo Squad. Você conhece?

Ao implementar os squads, a companhia tem grupos divididos em pequenas equipes multidisciplinares e cada time possui metas específicas. O modelo é uma forte tendência atual, utilizada por grandes e conhecidas empresas como, por exemplo, Netflix e Spotify. Entenda melhor os squads.

3 – Flexibilidade

A instituição em que você trabalha está preparada para a flexibilidade e agilidade que a metodologia ágil requer?

Quando esse método foi criado, houve a elaboração de alguns princípios norteadores. Um deles é: “Aceitar alterações de requisitos, mesmo que já esteja no fim do desenvolvimento.” Então, os processos ágeis se adequam a mudanças, a fim de que o cliente possa ter mais vantagens competitivas.

Como sua equipe reagiria hoje se precisasse fazer mudanças tão rapidamente e quase na fase final do projeto?

Aí vem outro ponto importante, para aplicar a metodologia, capacite seus colaboradores mantendo todos cientes de seus deveres, importância, benefícios das mudanças, etc.

Quer conhecer as vantagens da metodologia ágil? Clique aqui.

Resumo do post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *