Como formar equipes inovadoras na sua empresa?

Equipe feliz de 5 pessoas olhando para o computador. Imagem simboliza equipes inovadoras seguindo o modelo de squads.

Que tal formar equipes inovadoras dentro da sua empresa usando a lógica de montar “pelotões”? Sim, estamos falando de implementar o modelo squad dentro da companhia. Você sabe o que é e como aplicá-lo?

O que é squad?

Dentro das instituições, o modelo tradicional de organizar as equipes é por meio de departamentos formados conforme as competências dos profissionais. Por exemplo, existem os setores de marketing, jurídico, compras, comercial, financeiro e assim por diante.

Mas, o modelo squad chegou para revolucionar a forma antiga de organizar os grupos. Portanto, o intuito é manter as equipes mais inovadoras e engajadas com pessoas que trabalham juntas mesmo sendo de ramos diferentes.

Você deve estar se perguntando: como assim? Bem, a ideia do modelo squad é distribuir os profissionais em equipes multidisciplinares. Nesse sentido, cada time tem um determinado objetivo ou projetos em comum com profissionais de diversos setores.

De modo geral, o modelo squad compõem equipes de 3 a 10 pessoas que tenham know-how para desenvolver um trabalho de ponta a ponta. Dentro das equipes, existem alguns membros que terão a responsabilidade de coordenar a jornada do produto e do time, nomeados Gerentes de Produto (ou Product Owner).

Veja a representação de um squad:

ilustração squads

Os squads têm autonomia para decidir vários pontos dos projetos e também a direção que seguirão ao longo do tempo. Mas, logicamente, as decisões vão de acordo com o planejamento estratégico da empresa. Clique aqui para ver alguns benefícios do modelo squad.

Saiba como montar squads e ter equipes inovadoras

Há cuidados que precisam ser tomados na implementação dos squads, a fim de que a metodologia funcione de modo efetivo na empresa. O primeiro passo é entender que cada squad não deve passar de 10 pessoas, como já havíamos mencionado. Essa quantidade garante uma excelente dinâmica entre o grupo, além de ser um bom número para a multiplicidade de visões sem perder a organização.

Vale lembrar que, a comunicação e colaboração precisam fazer parte dos squads para que os trabalhos sejam realizados com êxito e mantendo a flexibilidade. Sendo assim, é recomendável que a empresa organize os pelotões em 3 níveis de estrutura. São eles:

Tribos

Essas tribos são os agrupamentos de squads que devem atuar em projetos semelhantes ou com metas em comum. Essa organização viabiliza que os times troquem dados e experiências de modo contínuo. Por isso, as tribos devem ter, de preferência, no máximo 100 colaboradores.

Capítulos

Já os capítulos são aqueles profissionais que têm a mesma função, cada um em seu squad e estão dentro da mesma tribo. Por exemplo, os designers de uma mesma tribo formam um capítulo. Nesse sentido, todos os profissionais de marketing são outro capítulo, e assim sucessivamente.

Guildas

As guildas são grupos que fogem um pouco da lógica de squads, tribos e capítulos. Afinal, estamos falando de profissionais que têm em comum alguns interesses e, assim, se unem de maneira espontânea a fim de criar um projeto relacionado ao assunto corporativo de interesse mútuo.

Dentro do modelo squad, a empresa consegue instigar o desenvolvimento dos colaboradores e ter equipes muito inovadoras. Se você quer essa inovação dentro da sua empresa, conte com a Ewave do Brasil. Os Ewavers estão à disposição para ajudar seu time. Saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *