Preciso de graduação para trabalhar no ramo de TI?

Homem com roupa de formatura posicionado na frente de alguns prédios. Imagem simboliza que ele fez a graduação para trabalhar no ramo de TI.

Quem é de TI precisa se atualizar constantemente, pois as tecnologias e linguagens de programação evoluem de modo rápido. Nesse sentido, a graduação geralmente não é o único requisito para atuar neste setor. Há outras exigências complementares, como cursos específicos.

Entretanto, muitas empresas não inserem a graduação como um item obrigatório para o recrutamento e seleção do candidato. Mas, vale ressaltar que nesses casos, os cursos profissionalizantes e a experiência são indispensáveis.

Neste artigo, entenda um pouco mais sobre a exigência das empresas em relação à graduação no ramo de TI e correlatos.

Preciso de graduação para trabalhar no ramo de TI?

A resposta para esta pergunta é “depende”. Certamente os cursos de graduação são uma parte importante na carreira do profissional de TI, porém nem todas as empresas inserem essa obrigatoriedade na contratação.

Os cursos superiores trazem conhecimentos técnicos referentes à área, e também conteúdos úteis para a vida empresarial. Por exemplo: matérias de gestão, auditoria, segurança de dados, etc. Aprendizados úteis para o dia a dia do talento. Porém, algumas instituições aceitam profissionais que tenham a expertise e os cursos necessários, sem necessariamente apresentarem um curso superior no currículo.

Independente das companhias exigirem ou não a graduação, certamente, apresentar a formação superior em paralelo aos cursos e um excelente portfólio trarão destaque ao CV do profissional.

A Ewave do Brasil contrata colaboradores e alocados de TI sem graduação?

Leticia Gonçalves, Coordenadora de Recrutamento e Seleção na Ewave do Brasil, relata que atualmente o mercado de tecnologia está superaquecido e há poucos profissionais qualificados para as oportunidades de trabalho. Sendo assim, quando a equipe de RH da Ewave encontra profissionais qualificados, avalia em especial a experiência do candidato. Ou seja, a empresa jamais descarta um talento por não ter a graduação.

Obs: o currículo sem graduação do profissional de tecnologia só é descartado se houver um pré-requisito do cliente da Ewave (empresa contratante) sobre a formação superior.

A Coordenadora reforça que: “Não existe nenhuma restrição quanto à graduação no momento de contratar, o que avaliamos é a experiência do profissional. Mas, obviamente, se a pessoa estiver formada em um curso superior será um plus”, afirma e complementa “Hoje, há muitas opções de cursos e bootcamps completos que preparam o profissional de TI. Então, tudo isso é levado em consideração na hora de buscar e selecionar novos talentos”.

Dicas para conquistar uma vaga no ramo de tecnologia

O profissional desta área além de manter-se antenado aos novos stacks tecnológicos (pilha de tecnologias), ao longo do tempo deve desenvolver projetos pessoais. Assim, exercita o conhecimento teórico e prático, tornando-se mais completo.

Leticia comenta sobre a importância de se inscrever em desafios e hacktons. “Ao participar destes eventos, o profissional aumenta a gama de conhecimento técnico. Além disso, consegue ‘trocar figurinhas’ com pessoas que contribuam para a evolução de sua carreira”.

Outra dica é procurar escolas que capacitem rapidamente o aluno para trabalhar. A Kenzie, por exemplo, é uma escola de tecnologia, parceira da Ewave, que forma profissionais na área tech em 12 meses. Então, eles saem prontos para o mercado de trabalho. Esse modelo de negócio permite que os juniores consigam encontrar seu primeiro emprego de modo rápido e eficiente.

Além das habilidades técnicas, aprimore as habilidades comportamentais, assim, fica mais fácil conquistar aquela vaga de emprego desejada.

Oportunidades de emprego

A Ewave do Brasil abre vagas no ramo de tecnologia de maneira periódica. Então, se você busca uma nova oportunidade, confira nosso quadro de vagas e candidate-se. Venha ser um #Ewaver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *