Não é apenas o conhecimento técnico que faz a diferença para o colaborador

conhecimento técnico
Quem trabalha com tecnologia da informação sabe que conhecimento técnico é fundamental para conseguir um bom job. Mas, como grande parte da concorrência também tem esses conhecimentos (ou equivalentes), é preciso se destacar. E nada melhor do que se destacar no comportamental para ter alguma chance diante a multidão de profissionais que buscam um lugar ao sol todos os dias. De acordo com Thiago Boeno Déa, Analista de Recrutamento e Seleção na Ewave do Brasil, existem algumas características mais procuradas pelas empresas ao contratar um funcionário. Independente de ser uma oportunidade efetiva ou terceirizada, há alguns pontos que os recrutadores procuram muito. Por exemplo: ter boa comunicação verbal e escrita, comprometimento, ter estabilidade e inteligência emocional, mostrar-se tecnicamente competente, fazer auto-gerenciamento e ter bom relacionamento interpessoal. “As empresas de tecnologia querem encontrar um profissional que tenha valores que coincidam com suas necessidades e a sua cultura. Então, o perfil de um colaborador ideal é aquele que consegue desenvolver habilidades e competências indispensáveis dentro das organizações. Além disso, é motivado a dar o seu melhor em busca de bons resultados e está preparado para enfrentar os desafios encontrados no seu dia a dia”, explica Thiago.

Conhecimento técnico + questão comportamental

Certamente, a questão comportamental é tão importante quanto a questão técnica na hora da contratação. O Analista da Ewave explica que hoje em dia, a maior parte das demissões ocorrem por questões comportamentais e não técnicas. “Identificar pontos da personalidade, engajamento e propósitos de vida são fundamentais para uma futura retenção profissional. Além disso, aspectos técnicos podem ser desenvolvidos com maior facilidade, mas evoluir o comportamental é questão do próprio colaborador”, afirma.

Processo de contratação

Para quem está em processo de contratação, Thiago listou algumas dicas práticas para evitar sair do processo logo no começo de toda a dinâmica:
  • Evite candidatar-se aleatoriamente. Ou seja, busque vagas que realmente se enquadram na sua trajetória profissional;
  • Conheça a empresa para qual se candidatou. Busque o maior número de detalhes e informações possíveis da empresa;
  • Fortaleça o networking;
  • Cuide com os erros de português;
  • Seja transparente;
  • Destaque suas qualidades profissionais;
  • Pesquise a realidade de mercado para elaborar sua pretensão salarial.

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