NOC e SOC: quais as diferenças?

Profissionais trabalhando em um escritório. Imagem simboliza que atuam com os serviços de NOC e SOC.

Entenda o que os serviços de NOC e SOC oferecem às companhias e as principais diferenças entre eles

As empresas que lidam com um ambiente de TI precisam buscar formas de mantê-lo seguro, estável e controlado. Afinal, atualmente, os dados digitais de muitas organizações estão diretamente ligados ao funcionamento dos processos e consequentemente com o lucro corporativo.

Para acompanhar a segurança e disponibilidade da infraestrutura de TI, há dois serviços de monitoramento muito utilizados. São eles: NOC e SOC.

O que é NOC?

O NOC (Network Operations Center ou Centro de Operações de Redes) conta com profissionais responsáveis por monitorar continuamente a performance do ambiente tecnológico.

Por meio dos serviços de NOC as empresas têm uma visão ampla da TI. Assim, conseguem identificar facilmente as possíveis anomalias e os erros. Vale ressaltar que, esse serviço de monitoramento pode ser contratado para funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Caso haja a detecção de alguma irregularidade na rede, em seguida, um alerta é encaminhado e a falha já pode ter a resolução iniciada no momento da notificação. Dessa forma, a empresa evita que ocorra a redução de produtividade ou períodos longos de inatividade.

Outro ponto interessante do NOC é a possibilidade de análise preventiva da infraestrutura de TI. Muitas vezes, os profissionais identificam a falta de recursos e fazem o apontamento prévio para que não ocorram problemas críticos no futuro.

O que é SOC?

SOC (Security Operations Center ou Centro de Operações de Segurança) também é composto por profissionais de TI. Eles monitoram a segurança, detectam, investigam e respondem às ameaças direcionadas ao ambiente de tecnologia.

No caso do serviço de SOC, há o monitoramento de todos os recursos de segurança usados pela empresa. Por exemplo: firewalls, antivírus, IPs, UTMs, etc. Depois, é feita a avaliação dos eventos relacionados à rede, como servidores, aplicações, sites ou qualquer outro sistema da companhia.

O SOC tem como base uma abordagem antecipadora, e executa principalmente atividades baseadas na segurança cibernética. O objetivo do SOC é monitorar, analisar e desenvolver estratégias de segurança para o ambiente de Tecnologia da Informação.

Principais diferenças entre NOC e SOC

O NOC foca na disponibilidade do ambiente de TI, evitando períodos de inatividade prolongados. Além disso, alerta ou restabelece o funcionamento de maneira rápida, conforme o SLA. Enquanto o SOC tem como prioridade a segurança dos dados por meio da identificação de ameaças e coleta de sinais para responder a possíveis problemas de segurança digital.

Portanto, o NOC tem atividades mais operacionais e o SOC um foco mais estratégico nos negócios. Os dois serviços se complementam e auxiliam na integridade dos dados corporativos.

Estrutura NOC

A Ewave do Brasil tem experiência sólida na implantação e operacionalização de estruturas de NOC. Então, conte com especialistas para monitorar o ambiente tecnológico da sua empresa. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre o modelo de serviço.

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