O que é Chatbot e como essa ferramenta pode ajudar sua empresa?

Mão segurando celular com programa de chatbot.

Atualmente, a automatização no atendimento ao cliente é um processo muito buscado por empresas de todos os setores. Afinal, quem não quer otimizar tempo, né? Uma das maneiras de realizar essa automatização é por meio do chatbot, um robô que chegou no mercado a fim de auxiliar as organizações.

O que é Chatbot?

É um programa de computador, que permite a programação de todas as possíveis solicitações dos leads e clientes no meio on-line, mediante diretrizes. Outra forma de funcionamento do chatbot é por intermédio da inteligência artificial (IA).

A diferença nesses 2 modos de operação é que:

  • Por meio de um conjunto de diretrizes, a ferramenta é um pouco mais limitada do que com a IA. Isso acontece porque nesse caso, o chatbot compreende um vocabulário específico pré-determinado.
  • Já com a inteligência artificial, a plataforma é mais abrangente em relação ao código de programação.

Qual escolher?

Ambas as alternativas são ótimas. Para optar por uma delas, dependerá do objetivo da empresa.

Um chatbot baseado em programação de regras e diretrizes é uma boa alternativa para negócios que pretendem oferecer um atendimento com tarefas objetivas. Por exemplo: se o cliente precisa solicitar uma segunda via de boleto, ou fazer o acompanhamento da entrega do produto. Já com a IA, o chatbot é programado para aprender durante a interação com os visitantes. Então, quanto mais interage mais aprende, apresentando respostas com precisão, pois simula a conversa humana.

Independente do chatbot que escolher, as tarefas repetitivas passam a ser automatizadas. Esses robôs, também chamados de assistentes virtuais, podem ser instalados em sites, redes sociais, entre outras plataformas digitais.

Quais as vantagens de implementar o Chatbot na sua empresa?

Otimização do atendimento e do tempo

Mediante essa tecnologia, a instituição acelera o atendimento, pois os chatbots podem ficar ativos 24h por dia, sem limite de espaço físico ou tempo. Ou seja, um benefício de grande valor àquelas empresas que não têm capital suficiente para manter tantos colaboradores trabalhando essa mesma quantidade de horas.

Auxílio ao SAC

A ferramenta pode desafogar a demanda no departamento de SAC. Dessa forma, a equipe ganha tempo, a fim de solucionar casos mais complicados.

Processos inteligentes

Os chatbots permitem que a instituição desburocratize as tarefas e evita a repetição de algumas atividades como ficar respondendo dúvidas frequentes. Desse modo, a equipe pode se dedicar a outros trabalhos.

Consumidores satisfeitos

Ao aumentar a velocidade de atendimento com o chatbot, a satisfação do cliente é automaticamente impactada. A ferramenta melhora a experiência dessa pessoa, assim, deixando uma imagem positiva da empresa. Lembre-se: clientes satisfeitos são clientes fiéis.

Personalização, a característica do momento!

Você deve ter percebido que a personalização de produtos e serviços, e do atendimento, é uma característica importante para o novo perfil de consumidor.

O chatbot traz ao suporte várias alternativas de personalização, já que pode-se criar um bot com o tom de voz e a linguagem totalmente customizados, de acordo com a marca. Portanto, a ferramenta auxilia no aprimoramento do atendimento e aproxima cliente e empresa.

Você ficou com alguma dúvida? Então, envie-nos um recado nos comentários.

 

Confira o resumo do nosso artigo:

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