Aumenta a participação de mulheres no mercado de TI

Mulher feliz em frente ao computador. Imagem simboliza o aumento de mulheres no mercado de TI.

O mercado de TI cresce cada dia mais, e a entrada de mulheres nessa área também aumenta. O avanço da Transformação Digital e a necessidade de isolamento social, causada pela pandemia, fizeram com que a procura por soluções tecnológicas crescesse nos últimos anos. Assim, impulsionando ainda mais o mercado tech com a abertura de diversas oportunidades de trabalho.

No momento atual, grande parte das empresas e pessoas lidam com, pelo menos, um tipo de tecnologia no dia a dia. As instituições buscam cada vez mais recursos tecnológicos tanto para o trabalho home office e pesquisas, quanto para vendas, atendimentos, entre outras situações. O novo perfil consumidor também prioriza o contato digital e ágil para a compra, pesquisa de produtos e serviços, e opta por apps e ferramentas digitais que facilitem tarefas diárias.

O setor governamental não fica de fora, afinal, há uma enorme procura pela implementação de soluções tecnológicas, a fim de tornar os processos e atendimento ao público menos burocrático, mais ágil e eficiente. Ou seja, ao olhar para os setores como um todo, o que se vê são inúmeras oportunidades de crescimento no mercado tech.

Mulheres no mercado de TI

A área de TI está em constante transformação, pois as organizações estão atuando com mudanças periodicamente, assim como os profissionais desse segmento. E, se antes a participação feminina já era importante para o setor, agora é uma grande chance de mulheres se desenvolverem em suas carreiras em um ambiente de inovação e TI.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que, nos últimos 5 anos, a participação feminina na área cresceu 60%. Passou de aproximadamente 28 mil mulheres para quase 45 mil em 2019. Mas, mesmo assim, elas representam somente 20% dos profissionais de tecnologia do país.

Independente disso, elas estão buscando o aprimoramento e crescimento. Estudos mostram um aumento no interesse das mulheres por capacitação dentro das carreiras digitais. Um levantamento da Digital House aponta que em 2018 as mulheres representavam 18% dos alunos da escola, já em 2020 o número chegou a 26%. Um aumento de 34% no interesse das mulheres pelos cursos de UX, programação, marketing digital, dados e negócios.

Portanto, se a mudança continuar com a regularidade atual, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que, em 10 anos, a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro pode crescer mais do que a masculina em vários segmentos, sendo o setor de ciência e tecnologia um deles.

Vagas – TI e afins

É importante que as empresas apoiem e incentivem a presença feminina na tecnologia. Assim, ampliando e diversificando o mercado tech. A Ewave do Brasil tem diversas vagas abertas na área de TI, e apoia a entrada de mulheres nesse setor. Então, se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, não deixe de olhar nosso quadro de vagas e se inscrever.

A Ewave do Brasil é uma empresa que se importa com os colaboradores, e busca manter uma cultura forte, que estimule a participação de todos e o aprendizado contínuo. Além disso, há a valorização de pessoas com um propósito de vida, valores claros e transparentes e que buscam a evolução na carreira. Venha fazer parte do nosso time!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *