Veja as 5 principais tecnologias da Indústria 4.0

Profissional segurando tablet e sorrindo dentro de fábrica. Imagem simboliza que ele trabalha com tecnologias na Indústria 4.0.

A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial está diretamente ligada às tecnologias. Soluções tecnológicas como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Manufatura Aditiva (ou Impressão 3D), por exemplo, são partes integrantes deste progresso.

A seguir, veja o que é Indústria 4.0, quais são as tecnologias envolvidas, e tenha acesso a um breve relato sobre as revoluções industriais que ocorreram ao longo dos anos.

O que é Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial consiste em tecnologias que auxiliam na evolução do mercado por meio da automatização de processos e atividades. Ou seja, o foco está em automatizar determinadas ações e permitir a rápida troca de dados digitais, integrando o meio físico e digital.

Nesse sentido, a Indústria 4.0 ajuda no crescimento exponencial da sociedade. A Primeira, Segunda e Terceira Revoluções Industriais trouxeram avanços à humanidade, então, não seria diferente com a Quarta.

Todas as revoluções industriais apresentaram novas tecnologias ou novas técnicas. Na 1ª, o grande salto veio com a energia mecânica e motores a vapor. Já a 2ª esteve marcada pela eletricidade nas fábricas. Enquanto a 3ª caracterizou-se pela informatização com computadores, internet, smartphones, etc. E a 4ª Revolução Industrial está sendo marcada pela automação e fusão entre os ambientes físico, digital e até biológico.

Principais tecnologias da Indústria 4.0

Há muitas tecnologias atuais que estão incluídas na Indústria 4.0 e que auxiliam diariamente na automação de serviços e atividades, neste artigo confira as cinco principais:

1. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é o setor da computação que simula a capacidade humana de raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisões. Então, a IA é aplicada em sistemas, robôs e máquinas para automatizar processos. Um exemplo dessa tecnologia é o chatbot dos canais de atendimento, que simula uma conversa humana com os leads e clientes. Assim, possibilitando que os profissionais otimizem o tempo de trabalho.

2. Internet das Coisas

A Internet das Coisas consiste na conexão de objetos físicos com a internet, a fim de realizar funções variadas de modo automatizado. Atualmente, é possível observar essa tecnologia nos carros autônomos. Os veículos têm a capacidade de guiar o passageiro sem a interferência humana. Alguns dos benefícios da aplicação dessa tecnologia nos carros é a redução do tempo de viagens e o menor índice de engarrafamentos.

3. Impressão 3D

A Impressão 3D é a construção completa de novas peças por meio da tecnologia 3D, que abrange vários tipos de materiais. Por exemplo: plástico, metal e até mesmo comida. Essa solução permite a impressão de geometrias complexas que antes eram inviáveis nos outros processos de manufatura.

4. Sistemas Ciberfísicos

Tem como foco mapear e digitalizar o processo físico, isto é, todos os processos de uma indústria terão uma cópia no espaço digital. Essa cópia é uma representação fiel da física, a fim de unir os meios físico e virtual.

5. Biologia Sintética

A Biologia Sintética integra as técnicas das áreas de química, biologia e de engenharia. O objetivo da tecnologia é construir novas partes biológicas. Por exemplo: enzimas, células, circuitos genéticos, etc.

Oportunidades na Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é uma revolução global, sendo assim, os profissionais do Brasil têm muitas oportunidades de crescimento ao se especializarem e adentrarem no mundo das tecnologias.

As indústrias e empresas brasileiras ainda têm muitos desafios para superar em relação às evoluções digitais, mas certamente é possível avançar e aproveitar a onda da Quarta Revolução Industrial. A empresa onde você atua já aproveita as tecnologias da Indústria 4.0?

Caso tenha dúvidas ou queira compartilhar alguma ideia, envie seu recado para o nosso time nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *