4 erros comuns de profissionais de TI nas empresas. Saiba como evitá-los!

Profissional na frente do computador com expressão de preocupado. Imagem simboliza que erros foram cometidos pelo profissional de TI.

Toda profissão tem suas exigências e erros comuns, não é verdade? No caso dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) não seria diferente.

Vale lembrar que, qualquer profissional só adquire o conhecimento técnico e experiência, além do entendimento das boas e más práticas ao longo do tempo. Claro que, esse tempo varia de acordo com a dedicação da pessoa, mas é impossível escapar de todos os erros e falhas, até porque fazem parte da evolução. Além disso, há outros conhecimentos que precisam de atenção, enquadrados nas soft skills (habilidades comportamentais). Esse tipo de aprendizado, que faz parte de toda a bagagem da pessoa, é tão importante quanto o técnico.

Muitos recrutadores e gestores, inclusive, concordam em afirmar que é mais fácil contratar uma pessoa com boas soft skills e ajudar com as hard skills, do que o contrário. Isso porque as habilidades técnicas são passíveis de treinamento. Mas, independente dos erros serem oriundos de equívocos nas habilidades técnicas ou comportamentais, o profissional precisa buscar se desenvolver e evoluir de ambas as formas.

Nesse sentido, veja alguns erros comuns dos profissionais de TI no meio corporativo, a fim de minimizá-los e até impedi-los.

4 erros comuns de profissionais de TI: como evitá-los?

1. Pouco empenho nos estudos

A ação de buscar novos aprendizados faz parte da responsabilidade do profissional. Por isso, se algo acontecer de errado durante os seus trabalhos, pense duas vezes antes de procurar culpados, como exemplo: o chefe. Reveja se aquela falha não poderia ter sido evitada se você tivesse mais precaução e conhecimento.

Outro erro é colocar a culpa da sua carência de estudos na falta de tempo, até porque quem realmente precisa crescer profissionalmente, concentrará forças nessa direção. Sendo assim, quando pensar na origem dos erros no trabalho, busque soluções e não culpados.

Outro detalhe: se o problema for dinheiro para pagar um bom curso, vá atrás de conteúdos gratuitos na web. Atualmente, existem incontáveis fontes de estudo de qualidade na internet. Então, use-as como combustível para crescer profissionalmente.

2. Falta de organização

Todo profissional precisa, pelo menos, de um mínimo de organização, certo? Mas, no caso de quem trabalha com tecnologia, códigos, processos, estruturas complexas e por aí vai, torna-se ainda mais fundamental trabalhar de modo organizado e planejado.

O que não falta no mercado atual são ferramentas e métodos de planejamento e organização para melhorar a produtividade. Portanto, se você acredita que precisa se organizar melhor, busque por essas soluções. Mesmo que a empresa disponibilize alguns recursos, às vezes, o profissional tem a necessidade de manter a organização individual no dia a dia.

3. Não atualizar-se

Dentro de um mercado extremamente dinâmico como o de tecnologia, a atualização precisa fazer parte da rotina. Nesse sentido, procure conteúdos não só nos meios formais, mas também nos informais. Pesquise sobre notícias, lançamentos, o que está dando certo e errado nas instituições em relação aos recursos tecnológicos, etc.

Outra forma de encontrar atualizações na área de tecnologia é por meio de filmes, documentários e séries. Esses audiovisuais podem apresentar formas distintas de pensar e tomar decisões. Certamente, esses conhecimentos “extras” ajudam o profissional a abrir a mente para novas ideias e a evitar a visão limitada.

4. Não entender as principais ameaças em relação à segurança cibernética

Os usuários leigos, de modo geral, nomeiam qualquer ameaça de “vírus”. Porém, no caso dos profissionais de TI é primordial que entendam a diferença entre os variados tipos de ameaças de segurança (malwares) que existem.

Sem falar que, também há os perigosos ransomwares, que afetam programas e sequestram dados corporativos. Nessa situação, os hackers geralmente exigem um valor de resgate para devolver os dados e não vazá-las. Ou seja, vai muito além de um “vírus”. Por isso, mesmo aquele profissional que está começando na área, vale a dedicação para entender e se inteirar do assunto, a fim de ajudar a impedir esses tipos de problemas.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre os erros comuns dos profissionais de TI? Se sim, não deixe de enviar seu recado nos comentários.

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