Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): o que é e como funciona?

Equipe de 5 profissionais, cada um segurando um balão de fala. Imagem representa a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Cada vez mais, as instituições fazem uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a fim de otimizar a comunicação interna e externa.

Com o surgimento desse novo perfil de consumidor, que opta pelo contato digital, as empresas têm a necessidade de disponibilizar uma grande quantidade de informações online. Além disso, não basta manter essas comunicações, as companhias também precisam entregar segurança e qualidade durante as interações. Sendo assim, a TIC aparece como uma alternativa para ajudar as empresas com essas funções.

O que é TIC exatamente?

A Tecnologia da Informação e Comunicação é a união de ferramentas tecnológicas usadas para acelerar e facilitar as metas corporativas. Dessa forma, ao aplicar a TIC, a empresa tem a possibilidade de automatizar processos, otimizar a aprendizagem, reduzir gastos, etc.

Além do mais, quando existe uma comunicação mais eficiente e automatizada, outras melhorias ocorrem paralelamente, como: o aperfeiçoamento da experiência do usuário e maior satisfação do consumidor em relação à empresa.

Como funciona a Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC?

No momento em que a companhia faz uso da TIC, consegue integrar vários sistemas com um objetivo em comum. Desse modo, além de melhorar a automatização, também potencializa o desempenho.

Há diversas ferramentas tecnológicas que podem compor a TIC, veja as principais:

VoIP

O VoIP permite que os colaboradores façam chamadas telefônicas por meio da internet. Então, ao optar por essa tecnologia, a instituição melhora a agilidade da comunicação e há uma redução de gastos se compararmos esse modelo às telefonias tradicionais.

Chat

É uma ótima maneira de automatizar e trazer agilidade para o suporte ao cliente. O recurso possibilita a personalização de perguntas e respostas, assim, os bots ficam responsáveis pela interação com o cliente. Ou seja, é um canal a mais para o consumidor tirar dúvidas, resolver problemas e, até mesmo, contratar a companhia.

Help Desk

O help desk é aquele departamento que tem a função de centralizar as solicitações dos clientes e facilitar as respostas e resolução de problemas. Essa área, por concentrar os pedidos em um único sistema, consegue reduzir o tempo gasto pelos funcionários nos chamados e agilizar os processos. Além disso, fornece insights que ajudam a melhorar processos e recursos na empresa.

E-mail

O e-mail já é um velho conhecido das companhias, mas além de utilizado internamente, também tem grande serventia para o departamento de marketing. Afinal, a companhia tem a possibilidade de entregar informações relevantes para uma grande quantidade de pessoas de forma rápida. Inclusive, ao contar com softwares integrados aos e-mails, que fornecem relatórios e métricas sobre os leads e clientes, é possível criar estratégias de comunicação mais assertivas e automatizadas.

Portanto, a empresa que possui todas essas ferramentas tecnológicas ou a maioria delas, pode melhorar a comunicação e a integração de informações. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação e Comunicação melhora o compartilhamento de dados entre colaboradores e também com os consumidores.

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