Como fazer uma transição de carreira para a área de TI?

Profissional trabalhando em casa. Imagem simboliza profissionais que querem fazer transição de carreira para TI.

Diante de um setor de tantas oportunidades, como é o caso do tech, muitas pessoas cogitam fazer a transição de carreira para a TI. Este também é o seu caso?

Com a Transformação Digital e o novo perfil de consumidor, que prioriza o contato digital, o número de vagas cresce cada vez mais dentro das instituições. A Brasscom estima que será necessário contratar 70 mil profissionais por ano até 2024 no setor de TIC.

Além disso, mesmo com uma procura maior nos últimos anos pela formação em TI, ainda há um déficit. O número de oportunidades no mercado mostra-se muito maior do que a quantidade de profissionais formados e qualificados anualmente.

Portanto, se você pretende fazer a transição de carreira para TI e agarrar uma das possibilidades do segmento, confira algumas dicas neste artigo.

Transição de carreira para a área de TI: como se preparar?

Certamente, mudar de carreira não é uma tarefa fácil. Há diversas inseguranças e dúvidas envolvidas. Por isso, a recomendação é se preparar para os novos caminhos profissionais. Vamos às dicas:

1 – Pesquise o mercado e invista em autoconhecimento

Comece pesquisando o mercado de TI, procure entender as principais oportunidades, as instituições que buscam por esses profissionais, visualize onde você poderia chegar a longo prazo, e assim por diante.

Ao mesmo tempo, busque o autoconhecimento. Então, avalie: Dentro desse mercado, onde você se encaixaria melhor? Quais são seus pontos fortes e fracos? Será que a rotina dessa área tem ligação com seu estilo de vida? Responda essas e outras perguntas, a fim de trazer clareza à sua mente em relação ao assunto.

2 – Converse com profissionais da área

Vale a pena entrar em contato com o pessoal do setor tech com o objetivo de tirar suas dúvidas. Afinal, são essas pessoas que experimentam a realidade diária da TI, não é verdade? Veja quais são as principais atividades, dificuldades, salários, aquelas carreiras que a princípio mais se encaixam no seu perfil, etc.

Lembre-se: todas essas pesquisas, conversas e aprendizados ajudam você no alinhamento de expectativas a fim de fazer a transição de carreira de modo eficaz.

3 – Parta para as hard skills

E aí, como pretende estudar?

  • Vai escolher uma graduação ou curso tecnólogo na faculdade?
  • Optará por cursos profissionalizantes?
  • Aaah! Existem ainda aqueles profissionais que estudam de maneira autônoma com materiais disponibilizados na internet. Que tal esse caminho?

Cabe a você decidir como quer aprender a parte técnica para futuramente trabalhar na área. Nesse sentido, realize um bom planejamento de tempo e dinheiro. Avalie qual opção cabe no bolso e na sua rotina, e de que maneira quer chegar no mercado. Em seguida, foque nos estudos e pratique os ensinamentos.

4 – Não esqueça das habilidades comportamentais

As soft skills são tão relevantes quanto as hard skills. Sendo assim, veja quais são as habilidades comportamentais mais solicitadas pelas empresas. Por exemplo: proatividade, comunicação, inteligência emocional, resiliência, entre outras. Veja 5 habilidades comportamentais que fazem a diferença na jornada de trabalho, clique aqui.

Caso queira conferir as vagas de TI da Ewave do Brasil, acesse nosso quadro de vagas.

 

Resumo do post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *