Use a tecnologia para reter clientes

Mulher segurando computador. Imagem simboliza que ela utiliza a tecnologia para reter clientes.

Na Era Digital, contar com a tecnologia para reter clientes está se tornando uma necessidade comum no meio corporativo. Afinal, atualmente, muitos perfis de consumidores são predominantemente digitais e as companhias precisam se adaptar às mudanças.

Os negócios que apostam na tecnologia costumam ganhar destaque aos olhos de seus potenciais clientes e clientes. Muitas companhias, inclusive, buscam utilizar as ferramentas tecnológicas não só para reter clientes, mas também com o objetivo de otimizar a experiência dos consumidores.

A intensa velocidade de troca de dados impacta diretamente nos negócios. Sendo assim, não basta investir em computadores e notebooks para acessar sistemas e entregar uma boa experiência ao usuário. Agora, as empresas também precisam se preocupar com a responsividade, agilidade, humanização no suporte, entre outros detalhes durante todo o atendimento ao consumidor.

Paralelo a isso, existe a necessidade de usar estratégias que tenham equilíbrio com as tecnologias, sem deixar de manter o controle sobre as atividades. Claro que, fazer a gestão de todas essas tarefas e recursos não é algo fácil, mas com as ferramentas certas é possível fazer a retenção de clientes, assim como melhorar a experiência do usuário.

A seguir, veja algumas soluções em tecnologia que podem ajudar sua empresa a melhorar o relacionamento com leads e clientes.

Tecnologia para reter clientes

1. Soluções Big Data

Big Data é um grande volume de dados variados, e soluções dessa área auxiliam na análise de dados relevantes para a companhia. Em especial, análises completas sobre o comportamento do cliente, jornada de compra, nível de satisfação, entre outras informações.

Investir nessas soluções significa armazenar e averiguar dados massivos a fim de tomar melhores decisões e otimizar estratégias, ou seja, contar com insights importantes para o negócio.

Saiba mais sobre Big Data em nosso artigo.

2. Chatbots

De acordo com um estudo da Gartner, a tendência é de que os consumidores gerenciem 85% do seu relacionamento com as marcas sem ter que interagir diretamente com seres humanos. Sendo assim, as companhias precisam se preparar para esse tipo de relacionamento com o cliente.

Os sistemas de atendimento são uma das ferramentas tecnológicas que mais evoluem no mercado a fim de trazer uma comunicação ágil, facilitada, intuitiva e eficaz. Os chatsbots, por exemplo, são excelentes opções para implementar nas empresas. Eles automatizam e agilizam o atendimento, interagindo com os consumidores para tirar dúvidas e esclarecer informações.

Entenda as possibilidades dos chatbots em nosso artigo: O que é Chatbot e como essa ferramenta pode ajudar sua empresa?

3. Omnichannel

A estratégia Omnichannel também ajuda a reter clientes, pois integra meios de comunicação, unindo os variados tipos de tecnologia para uma interação rápida e satisfatória entre empresa e consumidor. Então, quando a empresa utiliza essa estratégia, o cliente consegue identificar a unidade entre o mundo online e offline da marca.

Ao optar por essa estratégia, o foco está em melhorar a experiência do consumidor. É uma maneira de suprir as necessidades dos prospects e clientes sem restrição de local ou horário.

Para saber mais detalhes dessa solução, acesse nosso post: Estratégia Omnichannel: o que é e por que utilizar?

E aí, você já conhecia essas soluções em tecnologia que podem ajudar a reter clientes, assim como melhorar o relacionamento com o consumidor? Conta pra gente nos comentários. Aaah! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de enviar seu recado. Vamos bater um papo.

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