Modernização empresarial: conheça os benefícios do atendimento automatizado

Ilustração de humano apertando a mão de robô.

O atendimento automatizado já é realidade para muitas empresas brasileiras, pois existem vários benefícios vinculados a esse modelo de suporte ao cliente.

O consumidor muda cada vez mais sua relação com a compra, afinal, a informação sobre os múltiplos produtos e serviços está há um clique de distância. Com isso, as empresas precisam marcar presença nos meios de comunicação, levando conteúdo relevante sobre suas soluções. Mas, não só isso, têm que apresentar um suporte ágil e moderno. Diante dessas mudanças, fazer uso da tecnologia só tende a ajudar as instituições a alcançarem a satisfação dos consumidores.

Então, a automação de processos no suporte, com o apoio de chatbots, por exemplo, é uma das algumas formas de utilizar a tecnologia em prol do atendimento. A comunicação Omnichannel também auxilia na qualidade do suporte, porque integra a estratégia do negócio em todos os canais da empresa, levando aos clientes a praticidade e agilidade tão solicitada atualmente. Entenda melhor esse assunto em nosso artigo: Estratégia Omnichannel: o que é e por que utilizar?

Listamos a seguir, algumas vantagens da automação no atendimento empresarial:

Benefícios do atendimento automatizado

Redução de custos operacionais

Tá escutando este barulho? É o som da contadora de cédulas, mostrando o quanto você economizou ao utilizar o atendimento automatizado.

Ao introduzir essa tecnologia na organização, é possível realizar reajustes em relação ao atendimento humano. O tempo é um dos itens otimizados com a automação, porque o chatbot estará disponível 24h por dia aos usuários, se necessário. Logicamente, pagar atendentes para cumprir essa mesma quantidade de horas, seria inviável em boa parte das organizações. Além do mais, há também a economia de energia elétrica, arquivos físicos, entre outros recursos.

Por meio dessa diminuição de custos, as empresas podem focar na contratação de atendentes especializados na parte estratégica do suporte, agregando ainda mais valor ao setor.

Resultados visíveis

Acompanhar os resultados do suporte faz parte do trabalho de todo negócio bem-sucedido. Com a automação no atendimento, os resultados obtidos são facilmente visíveis, já que os sistemas tecnológicos fornecem esses relatórios atualizados sobre todo o processo ao gestor. Avalie e acompanhe o nível de satisfação dos leads e clientes, e formule as melhores estratégias para aplicação.

Tenha um pós-atendimento de excelência

O pós-venda ou pós-atendimento é tão essencial quanto a venda. Um estudo realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um cliente fidelizado. Sem falar que, aproximadamente, 65% dos negócios vêm de clientes já existentes e não de novos compradores. Ou seja, esses números revelam a importância de manter a qualidade no pós-atendimento empresarial.

A automação ajuda na organização dos dados e chamados dos clientes, além de auxiliar no controle geral do atendimento. Por exemplo, os sistemas emitem lembretes ao time de: datas de vencimento de boletos, ou ainda, sobre a renovação de licenças, entre outras informações relevantes.

Enfim, o atendimento automatizado traz diversos benefícios à empresa, possibilitando que o negócio ganhe credibilidade no mercado, destacando-se diante da concorrência. A CommBox, empresa do Grupo Ewave, pode te ajudar nesse objetivo: Ewave e CommBox: soluções tecnológicas em comunicação ao seu alcance.

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